Estado ergue as rampas do viaduto da Mário Covas e trânsito é alterado por 90 dias
Mudança necessária é entre Avenida Independência e Passagem Santa Paz
O Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM) iniciou, nesta terça-feira (29), a construção das rampas do viaduto na avenida Mário Covas com a Independência. O serviço de edificação abrange as equipes de operários e a movimentação de grandes máquinas, o que exige alteração no tráfego no trecho da Mário Covas entre a Independência e a passagem Santa Paz.
Os trabalhos devem durar 90 dias, a orientação é para que os motoristas utilizem rotas alternativas, como a Avenida Brasil, Rua São Pedro e a Passagem Jiboia Branca. Essas vias receberam a sinalização necessária pela equipe da obra. As rotas de ônibus terão pequenos ajustes, mas o acesso ao transporte público está garantido aos moradores da Mário Covas.
Agentes do Departamento de Trânsito (Detran-Pa) acompanham as mudanças e orientam os condutores no local. “Estamos com equipes de agentes de trânsito em ação e o mais importante é informar para que os motoristas evitem a Mário Covas e sigam caminhos alternativos. É um reparo histórico, a obra que o Estado faz desse viaduto. Vamos ter um período difícil com o desenvolvimento da obra, mas importante para a malha viária da região”, afirmou o diretor do Detran, Bento Gouveia.
No primeiro dia de alteração, houve orientação aos condutores e pedestres. “Eu acho que vai ficar bom, vai beneficiar os moradores aqui. É necessária, vai valorizar mais ainda. Vi a construção do viaduto do Coqueiro e sei que vai melhorar, afirma Sandra Gester, moradora há mais de 30 anos do conjunto Jardim América.
O motociclista Ueulen Júnior mora no conjunto Sideral e aprova a obra necessária. “O trânsito está um pouco complicado. A expectativa é que o viaduto melhore e o trânsito possa fluir para gente”, disse. “O viaduto vai melhorar bastante esse engarrafamento”, afirmou também o caminhoneiro Marco Aurélio sobre a construção do viaduto.
O secretário estadual de Infraestrutura e Logística do Estado, Adler Silveira. “Nesse cruzamento, as pessoas que transitam pela Independência demoram cerca de 3 minutos paradas nesse sinal. Com a construção, nós vamos tirar esse tempo e, juntamente com o viaduto que está sendo construído na BR-316 com a Independência, a expectativa é que a pessoa reduza esse tempo de viagem em aproximadamente 10 a 15 minutos”, detalha o secretário.
Veja no video, o que diz o secretário.
Devido às escavações profundas e a grande movimentação de máquinas para a construção do muro e terra armada da estrutura, foi necessária a interdição temporária do acesso da avenida Mário Covas para a Independência neste trecho. O tráfego nos dois sentidos da avenida Independência segue liberado.
“Nossas equipes estão empenhadas em executar a obra o mais rápido possível, causando o mínimo de transtorno aos usuários que precisam trafegar pelo trecho e, ao mesmo tempo, trabalhamos para garantir a segurança de todos nesse período, nesse ponto estratégico. Será um legado da COP-30 para toda a população”, afirma a engenheira Leila Martins, diretora geral do NGTM.
Viaduto Mário Covas x Independência – Com 350 metros de extensão, o viaduto é erguido na avenida Mário Covas, sobre a avenida Independência, que por sua vez será rebaixada para receber o fluxo de veículos por baixo da estrutura. O viaduto terá mão-dupla e possibilitará o livre trânsito na Mário Covas, sem interferência de semáforos.
O governo do Estado também está construindo outros quatro viadutos para melhorar a mobilidade, criando corredores alternativos para o tráfego na Região Metropolitana de Belém. Eles ficam localizados na avenida Mário Covas com a avenida Três Corações; BR-316 com a Alça Viária; BR-316 com a Independência; e avenida João Paulo II com a avenida Dr. Freitas.
“O viaduto é mais uma obra importante do governo do Estado. estamos construindo simultaneamente cinco viadutos na região metropolitana, visando a melhoria do trânsito e da mobilidade urbana em toda essa região. Aqui, especificamente, estamos interditando esse trecho por 90 dias para que haja a construção da rampa de acesso ao viaduto, bem como os pilares centrais, a viga travessa e todo tabuleiro do viaduto, que vai ter 350 metros de extensão, com pistas de 14 metros de largura, para que a gente possa facilitar o tráfego, e, assim, contribuir para a qualidade de vida das pessoas”, afirmou Adler Silveira, secretário estadual de infraestrutura e logística.
Por Thais Rezende (NGTM)
Fonte: Agência Pará