Canaãrimbó, Encantos do Sairé e Escola de Música abrem programação de novembro na Casa da Cultura
Em mais um “Show de Casa”, a Casa da Cultura de Canaã dos Carajás convida a população para o espetáculo nesta sexta-feira, 1º/11, às 19 horas
Os projetos Canaãrimbó, do grupo Flores do Carimbó, e Encantos do Sairé, da Companhia de Dança Yaguara, juntamente com o Grupo de Percussão da CCCC, se apresentarão no dia 1º, abrindo o calendário festivo da Casa da Cultura. É tudo gratuito e com classificação indicativa livre, por isso, reúna a família, os amigos, e aproveite o “Show de Casa. A Casa da Cultura de Canaã dos Carajás está localizada na Rua Esmeralda, nº 141, bairro Nova Canaã II.
Fundado em 2016, o Canaãrimbó é um projeto do grupo Flores do Carimbó, formado por mais de 22 integrantes, com o objetivo de promover o crescimento do movimento do Carimbó, uma expressão cultural imaterial do Pará, e levar alegria por onde passa, dançando e difundindo essa rica tradição paraense. O grupo foi contemplado este ano no Edital Casa Aberta Amazônia Paraense que premiou 20 projetos com a quantia de R$ 20 mil.
Encantos do Sairé
O espetáculo da Companhia de Dança Yaguara mergulha no encantamento da Festa do Sairé, retratando suas origens e significados, bem como as vibrantes manifestações culturais que a compõem. Com personagens como o boto (animal e homem), a rainha do artesanato, a rainha do Lago Verde, a rainha do Sairé, pescadores e ribeirinhas, o espetáculo narra essa história por meio das danças tradicionais como o Carimbó, Siriá, Lundum, Chula Marajoara, Mazurca e Desfeiteira, trazendo à cena a riqueza do folclore paraense em sua forma mais pura e mágica.
O Grupo de Percussão da Casa da Cultura de Canaã dos Carajás tem dois anos de existência e atende alunos a partir dos 9 anos de idade. O grupo tem como missão difundir os ritmos paraenses através do vasto repertório regional do estado. O grupo é liderado pelo professor e percussionista, Thiago Bragança, que coleciona experiências com grupos de ritmos paraenses, como Sancari (Membro e filho de Mestre Lucas e Mestra Neire Rocha, fundadores do grupo), Arraial do Pavulagem, Zimba Carajás, entre outros.
O quê? Casa da Cultura de Canaã dos Carajás realiza mais uma edição do “Show de Casa”
Quando? Dia 1º de novembro de 2024 (sexta-feira), às 19 horas
Onde? Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (CCCC) – Rua Esmeralda, nº 141, bairro Nova Canaã II
Quem pode participar? O evento é aberto ao público geral
Ficou com dúvida? Pode ligar para o número (94) 99220-3451
A Casa da Cultura de Canaã dos Carajás desempenha papel de guarda e registro do acervo histórico do município, e de difusor cultural na região. É um espaço artístico e cultural aberto à comunidade que oferece, gratuitamente, atividades e eventos à população, beneficiando pessoas de todas as idades, classes sociais e origens diversas, especialmente crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Seu compromisso é incentivar, através da arte e da cultura, o conhecimento da população sobre as características da região por meio de iniciativas que utilizem conteúdos relacionados à identidade cultural do território.
O Instituto Cultural Vale acredita que a cultura transforma vidas. Por isso, patrocina e fomenta projetos em parcerias que promovem conexões entre pessoas, iniciativas e territórios. Seu compromisso é contribuir com uma cultura cada vez mais acessível e plural, ao mesmo tempo em que atua para o fortalecimento da economia criativa.
Desde a sua criação, em 2020, o Instituto Cultural Vale já esteve ao lado de mais de 800 projetos em 24 estados e no Distrito Federal, contemplando as cinco regiões do país. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios, patrocinados via Lei Federal de Incentivo à Cultura, com visitação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Onde tem Cultura, a Vale está. Visite o site do Instituto Cultural Vale: institutoculturalvale.
Fonte: Planet Comunicação por Jéssica Borges