Nos EUA, governador discute parcerias para bioeconomia com uma das maiores universidades do mundo
Entre os temas discutidos esteve a implementação do MIT Amazônia, no Pará, com foco em ciência aplicada
Nos Estados Unidos (EUA), o governador do Estado do Pará, Helder Barbalho, discutiu nesta segunda-feira (8) parcerias direcionadas à área de bioeconomia no Pará com Rodrigo Verdi, vice-reitor de graduação do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), uma das maiores e mais conceituadas universidades do mundo, que fica localizada na cidade norte-americana de Cambridge.
Durante o encontro, o chefe do Executivo paraense tratou sobre investimentos para o Parque de Bioeconomia e Inovação da Amazônia, uma das entregas do Estado para a COP 30 – que acontece em novembro de 2025, em Belém -, previsto no Plano de Bioeconomia, lançado pelo Pará de forma pioneira no Brasil. Além disso, Helder Barbalho, acompanhado pelo secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará, Mauro O’ de Almeida, também tratou sobre a possibilidade da instalação de unidade do MIT Amazônia, iniciativa já existente na instituição, mas sem correspondente no Brasil. Isso seria um incentivo ao desenvolvimento de pesquisa e tecnologia, a ser localizada no Pará, com foco em ciências aplicadas.
O MIT conta com aproximadamente mil professores e cerca de 11 mil estudantes.
O objetivo é agregar às iniciativas do Pará, principalmente na área de bioeconomia, área em que o Estado concentra seus esforços para promover a transição para uma economia de baixo carbono, a marca do MIT, que lidera o ranking QS World University, reconhecido sistema de avaliação educacional, entre as melhores universidades do mundo.
“Aqui no MIT é onde estão as melhores mentes da Educação, Conhecimento, Pesquisa e Tecnologia do mundo. Discutimos parcerias que possamos levar para o nosso Estado, para a nossa Universidade, para o PCT Guamá e para o nosso Parque de Bioeconomia e Inovação da Amazônia. Estamos construindo parcerias que possam fortalecer a bioeconomia para deixar um legado e trazer benefícios ao Pará. Tenho certeza de que essas oportunidades poderão formar líderes, trazer conhecimento e acima de tudo, atentar para soluções que possam cuidar da nossa população a partir da natureza”, disse o governador Helder Barbalho.
Helder também aproveitou para reforçar a importância para o Estado de se firmar parcerias.
“Até novembro do próximo ano, nós estaremos em um cenário muito valioso para agregar parcerias e deixar legados para o nosso Estado e à população nas mais diversas áreas”, destacou o governador durante a reunião no MIT.
O próximo passo será o aprofundamento da discussão sobre a parceria com o MIT para projetos já em andamento no Estado, principalmente no âmbito do Plano de Bioeconomia.
Fonte: Agência Pará