Sebrae abre espaço para quem quer gerar negócios inovadores
Mestres e doutores titulados, com diplomas reconhecidos no Brasil, bem como mestrandos e doutorandos em instituições brasileiras que querem gerar negócios inovadores a partir de suas pesquisas, não podem perder a oportunidade de participar do Catalisa ICT.
As inscrições estão abertas até o dia o dia 24 de janeiro de 2021. Os interessados em participar podem se inscrever pelo link de acesso publicado no Portal do Sebrae (www.pa.sebrae.com.br), onde também há o edital do processo de seleção.
A iniciativa, que é liderada pelo Sebrae, com a colaboração de parceiros relevantes do ecossistema de inovação no país, vai ajudar a tirar essas empresas do papel. “São oportunidades para que boas ideias se tornem negócios rentáveis, fomentem o empreendedorismo e gerem emprego”, destaca a gerente de soluções e inovação do Sebrae no Pará.
Ao todo, na primeira chamada pública, o Sebrae selecionará 1.000 pesquisas com potencial de inovação em âmbito nacional. Entre os critérios de seleção, destacam-se o potencial de impacto econômico da pesquisa e sua relevância dentro do mercado; o grau de inovação, ineditismo e abrangência; o potencial de impacto socioambiental e contribuição para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).
O Programa Catalisa ICT foi estruturado em uma jornada de aproximadamente 3 anos, dividida em quatro etapas para apoiar os pesquisadores desde a preparação até a criação de empresas de base tecnológica, de modo que eles consigam ter sucesso e escalabilidade. Além de gerar novos negócios, a iniciativa também pretende contribuir para a transferência de tecnologia para os pequenos negócios brasileiros.