Social

Segup promove campanhas de conscientização nas praias durante ‘Operção Verão’

As ações da Operação Verão 2024 ocorrem em 90 localidades do Pará

Durante o período das férias escolares, a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) por meio da Diretoria de Políticas de Segurança Pública e Prevenção Social (DPS) reforça o combate à violência contra mulher, a poluição ambiental e a proibição de garrafas de vidro e de linhas com cerol nas praias e balneários do Estado. Neste domingo, 7, a equipe da DPS em conjunto com a Polícia Civil realizou a distribuição do material nas primeiras horas da manhã. O foco principal foram os frequentadores vindos de piquenique, consumidores das barracas e também famílias com crianças pequenas. A ação integrada é uma das diretrizes da “Operação Verão 2024” desencadeada pelo Governo do Pará, no sábado, 6, em mais de 90 localidades.

Em junho, a DPS reuniu com mais de 200 comerciantes de estabelecimentos do Distrito de Mosqueiro, em Belém, e também em Salinópolis e na Vila de Ajuruteua, em Bragança. Em julho, as equipes da DPS voltam-se para o público frequentador com a distribuição de materiais abordando o combate à importunação e abuso sexual, violência contra a mulher, e ainda, conscientizar os veranistas quanto ao uso indevido de cerol, utilizado nas “pipas”, comuns nos céus do Estado nesta época do ano, e a proibição do uso de garrafas de vidro nas praias, ambas com legislação específica em vigor. 

Para o diretor da DPS/Segup, tenente-coronel Marcus Castro Alves, o objetivo da ação de hoje, 7, é de conscientizar a população sobre algumas questões referentes a segurança pública atuando de forma preventiva. 

“Estaremos no mês de julho nas praias com ações de conscientização, com o material gráfico produzido pela Secretaria, principalmente com o intuito de, no caso dos homens, abordar a importunação sexual, e também para as mulheres em relação à delegacia virtual, em que avançou no sentido de facilitar a denúncia, além de acesso à medida protetiva. Além disso, o combate a linhas com serol, que causa acidentes graves, e também as garrafas de vidro que está proibida a comercialização nas praias, prevenindo em relação ao meio ambiente. Então, nossas equipes estão atuantes nos balneários e principais destinos buscados pelos veranistas”, salientou.

Quem estava na praia apoiou e incentivou a proposta. Para a assistente de Recursos Humanos, Larissa Santos é muito importante a massificação dos canais de denúncia para combate à violência contra mulher. 

“Acredito que ajuda muito porque às vezes nem todos têm consciência de quando a mulher fala não é não. Assim deve ser mais reforçado essa mensagem principalmente nessa época do ano”, disse. 

As informações eram fixadas também nas portas de banheiro em estabelecimentos, como forma de comunicação direta para uma possível vítima, além de alertar sobre a prática de violência contra mulher. Em um dos estabelecimentos, a proprietária Maria das Neves elogiou a ação. 

“Eu acho bom, porque é uma proteção para nós mulheres, e eu acho que tem muitas mulheres que não tem noção daquilo, o perigo. Ainda não presenciamos aqui no restaurante algo assim com nenhum cliente, mas se eu ver eu posso fazer alguma coisa, né?”, assinalou. 

Operação Verão 2024
 
Os mais de 5,6 mil servidores que integram as ações fazem parte da Segup, Polícias Militar, Civil, Científica e Penal, Corpo de Bombeiros Militar e Detran, além da Sespa, Tribunal de Justiça, Defensoria Pública Publica e órgãos municipais.

Fonte: Agência Pará

COMPARTILHAR

guaranyjr

Guarany Jr Prof. de Graduação e Pós de Marketing ,Jornalismo e Propaganda, Jornalista, Comentarista, Consultor, Administrador, Palestrante - Belém - Pará.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo