O Fato do Dia

Rede estadual realiza mutirão para votar na única escola finalista do Brasil em premiação internacional

A escola Professora Maria das Graças Escócio Cerqueira está entre as dez melhores do mundo na categoria ‘Ação Ambiental’. Votação on-line vai até dia 28

A Unidade escolar Mário Chermont, em Belém, se uniu para um mutirão de votação, nesta sexta-feira (21), para eleger a Escola Estadual Professora Maria das Graças Escócio Cerqueira, de Itaituba, como a Melhor Escola do Mundo, no World’s Best School, na categoria Ação Ambiental. A votação pública, estará disponível até o dia 28 de junho. 

De turma em turma, os estudantes do Mário Chermont se dirigiam para a sala de informática, a fim de contribuir para a votação. No local, além de orientações sobre o passo a passo, também contou com professores para auxiliar os participantes no voto. 

Daniel Rodrigues, estudante – Foto: Eliseu Dias – Ascom Seduc

“É importante a gente se empenhar por uma escola do Pará, pois a partir daí poderemos conquistar muitas outras coisas, principalmente para a escola que está na disputa. Ter esse reconhecimento ao nível internacional nos traz a atenção para temas como sustentabilidade e ecologia, temas importantes. Agora, a escola estadual de Itaituba precisa do nosso apoio, podemos contar com familiares, outros estudantes e pessoas que visam a qualidade da educação. É importante que todos votem, porque todos vão ganhar”, disse Daniel Rodrigues, estudante da 2ª série do Ensino Médio. 

Mayani oliveira, estudanteFoto: Eliseu Dias – Ascom Seduc

Para a aluna Mayani Oliveira, um dos motivos que atraiu sua atenção para contribuir com seu voto foi a questão ambiental. “Como a nossa escola já trabalha com a educação ambiental, isso já é um dos motivos para estarmos ajudando nessa votação, mesmo que a unidade não seja próxima da nossa. Se a unidade ganhar, todo mundo ganha, já que é uma premiação global”, conta a estudante da 2ª série do Ensino Médio. 

A mobilização na Escola de Tempo Integral Mário Chermont, iniciou desde quinta-feira (20), com estudantes do Ensino Fundamental II. “Todos os estudantes já compraram a ideia de ter uma escola nossa, do Pará, entre as dez melhores do mundo. Isso é ótimo, é o Pará abraçando o Pará. Começamos o mutirão desde ontem, com os menores e hoje chamamos o Ensino Médio. Quando nós percebemos que essa escola está entre as 10 melhores do mundo, na ação ambiental, ficamos felizes, pois já trabalhamos a temática desde o ano passado, e isso é importante para os alunos que vão descobrir ou estão descobrindo a importância da preservação do meio ambiente”, disse Rosa Eli Vitor, diretora da Escola Mário Chermont. 

Veja no video, o que diz Daniel Rodrigues

Foto: Eliseu Dias – Ascom Seduc

O mutirão organizado pela Diretoria Regional de Ensino (DRE) Belém 3 envolveu 21 escolas estaduais e teve como objetivo mobilizar toda a comunidade escolar em um esforço coletivo pelo reconhecimento da escola paraense internacionalmente. 

“Nós pensamos que temos que mobilizar a todos, porque apesar de não ser uma escola da nossa região, ela representa o Pará, representa o Brasil. Então, paramos e sentamos com as coordenadoras e tivemos a ideia de fazer um dia com todas as escolas. Foram 21 unidades, com crianças, pais, funcionários e comunidade para fazer a participação. Nossa DRE tem feito um trabalho muito grande com o meio ambiente, então já está fazendo parte do dia a dia dessas crianças. Então para eles é como se fossem eles que estivessem participando. Então, isso é recompensador demais para nós educadores”, disse Mônica Belo, dirigente da DRE Belém 3. 

Veja no video, o que diz a Mônica.

Foto: Eliseu Dias – Ascom Seduc

Sobre a Escola Professora Maria das Graças Escócio Cerqueira – A instituição foi reconhecida por educar os estudantes, também, como guardiões ambientais da Amazônia, aumentando a biodiversidade e o envolvimento da comunidade. A escola tem como alvo os desafios apresentados pelo desmatamento, perda de biodiversidade e disparidades socioeconômicas.

O currículo da escola é ricamente impregnado de sustentabilidade, impulsionando os alunos a se aprofundarem nos estudos da flora local e no reflorestamento, conectando-os diretamente com a terra que habitam. Por meio do “Projeto Semente de Ipê Amarelo”, os alunos participam da coleta de sementes e do plantio de árvores, aumentando substancialmente a biodiversidade local e fomentando a consciência ecológica.

Por Bianca Rodrigues (SEDUC)
Fonte: Agência Pará

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guaranyjr

Guarany Jr Prof. de Graduação e Pós de Marketing ,Jornalismo e Propaganda, Jornalista, Comentarista, Consultor, Administrador, Palestrante - Belém - Pará.

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