Dona Maria Conceição, costureira experiente em Barcarena expressou sua empolgação em poder participar do Estilo Barcarena, enfatizando que “o projeto chegou para fortalecer a cidadania. Ele representa um passo importante para o setor de costura abraçar novos conhecimentos e oportunidades. Estou feliz em estar aqui, conhecendo o projeto. Tem tudo para dar certo”.
Desenvolvido pelo do Fundo de Sustentabilidade Hydro (FSH), o Estilo Barcarena tem o objetivo de organizar, implementar e gerenciar uma incubadora para empreendimento de economia solidária no setor de confecção e costura em Barcarena. A ação articulada pela Iniciativa Barcarena Sustentável (IBS) promoveu um período de workshops de formação e realização de Trilhas Formativas, um preparativo para a fase de incubação em um espaço coletivo onde será disponibilizadas 15 máquinas de costura doadas pelo FSH. Este processo visa capacitar homens e mulheres das comunidades para organização do negócio de confecção e costura, estimulando os interessados em desenvolver uma cultura empreendedora e orientar sobre as diferentes formas de atuação no mercado de trabalho.
“O projeto visa capacitar e apoiar a instalação da incubadora por meio da organização de um empreendimento social que trabalhará desde a elaboração de seu plano de negócios, planejamento do produto a ser desenvolvido, acesso ao mercado e captação de clientes”, conta Milene Maués, gerente de parcerias do FSH.
A capacitação técnica possibilitará que as associadas aprendam as etapas de produção, a fim de manterem práticas de desenvolvimento sustentável do negócio. Também será feita a capacitação para gerenciamento do empreendimento, tratando de finanças, compras, desenvolvimento de produtos, composição do preço justo, vendas, dentre outros conteúdos. O treinamento será organizado em cursos, a serem detalhados no plano de incubação.
Mobilização
A primeira ação do projeto foi realizada em outubro, com a prospecção de costureiras e costureiros de alguns bairros de Barcarena, como Luz Divina, Vila Nova, Renascer com Cristo, Beira Rio, Vila do Conde, Bom Futuro, São Francisco, Zita Cunha, Barcarena sede, Cafezal e Cabeceira Grande, além de integrantes do Instituto Manilkara. Eles receberam uma primeira formação e qualificação, que os estimulou, sobretudo, a participar do mercado de trabalho por meio da formalização dos empreendimentos e da constituição de uma unidade produtiva coletiva no setor da costura e confecção.
O Projeto Estilo Barcarena marca uma nova fase no processo de desenvolvimento do setor de costura e confecção em Barcarena, depois de duas experiências voltadas para o desenvolvimento do setor: o Travessia Barcarena e o Estilo Travessia. A intenção agora, segundo a coordenadora de políticas públicas da Synergia Socioambiental, Sandra Faé, parceiro contratado para apoiar a iniciativa, é dar continuidade às ações já desenvolvidas nessa área. “Queremos fortalecer e valorizar o papel do setor de confecção em Barcarena, promover a inclusão socioeconômica de costureiras e costureiros, facilitar o acesso ao mercado de trabalho formal, além de estimular a participação na promoção do desenvolvimento comunitário e local, baseado na cultural solidária, sustentabilidade econômica, social e ambiental”, destaca.
Sobre o Fundo de Sustentabilidade Hydro
O Fundo de Sustentabilidade Hydro (FSH), organização sem fins lucrativos, foi instituído, em 2019, como um compromisso conjunto das empresas Hydro, Albras e Alunorte. Somente em 2022, o fundo investiu R$ 5,5 milhões em projetos e ações sociais, entre eles o Projeto Tipitix, que lançou, em dois anos, mais de 40 produtores oriundos da agricultura familiar, beneficiando mais de 21 comunidades e movimentando cerca de R$ 100 mil em vendas no Brasil.
Sobre a Iniciativa Barcarena Sustentável
A Iniciativa Barcarena Sustentável (IBS) é um espaço de diálogo que reúne o esforço de vários atores sociais que trabalham juntos para promover e acelerar as mudanças desejadas. Ao promover um espaço colaborativo, envolve as comunidades, as organizações civis, o poder público, as instituições de ensino e pesquisa, entre outros segmentos sociais, para compartilhar preocupações, discutir e priorizar as principais necessidades de Barcarena.
Fonte: Rosana Pinto