Mercado

Programação em Belém celebra o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+ nesta sexta-feira, 28

O Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+ será comemorado, nesta sexta-feira, 28, com um café da manhã no Mercado de Carne do Ver-o-Peso, numa parceria entre a ONG Arte pela Vida e a Coordenadoria da Diversidade Sexual (CDS) da Prefeitura de Belém. A programação começa a partir das 8h, com uma roda de conversa que terá a participação de integrantes do núcleo de Belém do Movimento LGBTQIA+. O combate à violência e  à LGBTQIfobia estão na pauta do encontro. A roda de conversa será aberta a todos que quiserem participar. 

Haverá ainda palestra sobre saúde, ministrada por profissionais de enfermagem que atendem a população no consultório que a Prefeitura mantém no local, assim como a distribuição de kits com preservativos masculinos e femininos, gel e panfletos com informações sobre os serviços prestados pela CDS. 

“É um dia não só de festejar, mas um dia de luta, de denúncia, um dia de combate à violência e à morte, porque a gente quer viver. A gente tem direito de ser o que quiser, direito de ter uma família também e então é um dia muito especial”, afirma Jane Patrícia Gama, coordenadora da Diversidade Sexual de Belém.

De acordo com Jane Patrícia o movimento LGBTQIA+ não tem dados específicos sobre a violência porque, segundo ela, “quando são feitas as denúncia muitas vezes, na delegacia, não é dado como um crime de LGBTQIfobia, fica como um crime comum, uma denúncia de crime comum, ele não registram como uma transfobia, uma lesbofobia”. Por isso, informa, não há um quantitativo de notificações sobre os casos específicos.

Sobre as comemorações do Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+ ela diz que o evento maior que marcou as comemorações do mês foi o lançamento da Casa de Acolhimento para abrigar pessoas LGBTQIA+ em situação de rua, que contou com a presença do ministro dos Direitos Humanos, Silvio Luiz de Almeida, e da secretária nacional dos Direitos da População LGBTQIA+ do Ministério, Symmy Larrat, que é paraense.

Data histórica

O dia 28 de junho é considerado o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+ porque foi nesse dia que, em 1969, os frequentadores do bar homoafetivo Stonewall Inn, em Nova Iorque, se rebelaram contra a violência policial. O bar tornou-se o centro de concentração da marcha do orgulho, no ano seguinte, quando 10 mil pessoas se reuniram para celebrar o aniversário da rebelião.

 

Fonte: Agência Belém

Por Raimundo Sena
 

COMPARTILHAR

guaranyjr

Guarany Jr Prof. de Graduação e Pós de Marketing ,Jornalismo e Propaganda, Jornalista, Comentarista, Consultor, Administrador, Palestrante - Belém - Pará.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo