Social

Marinha do Brasil intensificará ações de fiscalização em municípios do Pará, no mês de julho

Operação “Navegue Seguro” e Campanha “Travessia Segura” mobilizarão militares para reforço da segurança da navegação e da prevenção da poluição ambiental oriunda de embarcações

A Marinha do Brasil realizará, de 1º a 31 de julho, a Operação “Navegue Seguro” em diversas localidades do Estado do Pará, com reforço das ações de fiscalização, por meio de Inspeções Navais, para assegurar a salvaguarda da vida humana no mar, rios e lagos, a segurança da navegação e a prevenção da poluição ambiental oriunda de embarcações.

Com o aumento do tráfego de embarcações no período de férias escolares, equipes de inspetores da Capitania dos Portos da Amazônia Oriental (CPAOR) atuarão nos municípios de Abaetetuba, Marabá, Tucuruí, Salinas e Belém (no Distrito de Icoaraci, Ilha de Mosqueiro, Terminal Hidroviário de Belém, Av. Bernardo Sayão e Praça Princesa Isabel), com foco na fiscalização de embarcações de esporte e recreio, como lanchas, iates e jet skis. As mesmas ações serão realizadas pela Capitania Fluvial de Santarém (CFS) em Belterra e no distrito santareno de Alter do Chão.

A Operação “Navegue Seguro” ocorrerá, simultaneamente, com a 2a fase da Campanha “Travessia Segura 2024”, esta prevista para o período de 05 a 14 de julho, que fiscalizará as embarcações de transporte de passageiros, turismo náutico e travessia de passageiros que circulam na Região Metropolitana de Belém e no arquipélago do Marajó, com ênfase nos municípios de Ponta de Pedras, Soure, Breves, Muaná, São Sebastião da Boa Vista e Curralinho (PA).

Durante as abordagens, os inspetores navais verificarão as habilitações dos condutores, a presença do material de salvatagem obrigatório (coletes, boias, extintores de incêndio entre outros), limites de lotação de passageiros, documentação e condições de navegabilidade das embarcações.

A participação de toda a comunidade é de extrema importância para o sucesso das ações, quer seja se conscientizando da necessidade de utilização dos coletes salva vidas e do cumprimento das regras de segurança, quer seja denunciando casos de superlotação ou qualquer outra irregularidade por meio do Disque Emergências Marítimas e Fluviais (185). As denúncias também podem ser feitas por meio dos contatos da CPAOR: (91) 3218-3950 / (91) 98134-3000 /e-mail cpaor.ouvidoria@marinha.mil.br, e da CFS: (93) 3522-2870/ e-mail cfs.secom@marinha.mil.br.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social CPAOR/Marinha do Brasil

 

COMPARTILHAR

guaranyjr

Guarany Jr Prof. de Graduação e Pós de Marketing ,Jornalismo e Propaganda, Jornalista, Comentarista, Consultor, Administrador, Palestrante - Belém - Pará.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo