Educação: Mulheres são a maioria na docência e gestão e fazem a diferença no ensino básico do País

O mês de março é dedicado para lembrar as conquistas femininas e trazer reflexões envolvendo diversas áreas, como a educação por exemplo, onde as salas de aula são historicamente ocupadas por mulheres, que, ao longo dos anos, tem ajudado a desenvolver pessoas para transformar o mundo em um ambiente mais justo e inclusivo.
A atuação das mulheres na educação tem melhorado as condições das experiências em sala de aula, aprimorando o ensino e garantindo o conhecimento para as novas gerações. Elas são as responsáveis em desenvolver a educação de milhões de crianças em todo o Brasil. É o que aponta o último Censo Escolar do Inep (2023), onde 80% dos cargos de direção são ocupados por mulheres nas escolas e que a presença feminina na educação infantil é de 92,2%.
Na Escola Canadense de Belém, as mulheres são a maioria, ocupando cerca de 90% dos cargos de docência e gestão. “Nota-se o quanto as mulheres tem impactado vidas ao longo dos anos através da educação. Por estarmos à frente de uma escola de educação básica e de ensino bilíngue, é claro que as mulheres teriam uma maior participação na formação de nossos alunos. Os dados apontam essa majoritariedade e isso talvez esteja relacionado às habilidades femininas que envolvem multitarefas, capacidade de organização, entendimento e compreensão das crianças nos seus primeiros anos de formação acadêmica”, explica Caroline Aguiar, coordenadora pedagógica da Escola Canadense de Belém.
Para Caroline, a presença de modelos femininos nas salas de aula é fundamental para inspirar e motivar meninas a alcançarem seu pleno potencial acadêmico e profissional. “Quando as meninas veem mulheres ocupando posições de liderança e excelência na educação, isso as encoraja a perseguirem seus próprios objetivos educacionais e profissionais”, finaliza.
Fonte: NM Comunicação
Por: Vanessa Lago