Árvore é retirada da Avenida Nazaré em operação da Prefeitura de Belém
Secretaria de Meio Ambiente e Clima suprime o vegetal, localizado em frente ao Centro Arquitetônico de Nazaré (CAN)

Na manhã deste domingo (23), a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Clima, começou a executar a operação de retirada de uma árvore de grande porte localizada na Avenida Nazaré, em frente ao Centro Arquitetônico de Nazaré (CAN). A árvore, que apresentava risco iminente de queda, devido ao seu estado oco, está sendo removida por uma equipe especializada, composta por oito profissionais e apoio de um caminhão com cesta isolada e um caminhão munck, para garantir a segurança e eficiência do procedimento.
A operação, que teve início às 8h da manhã, deve se estender até às 18h, conforme a previsão dos técnicos responsáveis. Durante esse período, parte da pista da Avenida Nazaré permaneceu interditada pela Secretaria de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade de Belém (Segbel), para garantir a segurança de todos os envolvidos e transeuntes. A equipe responsável pela remoção tomou todos os cuidados necessários para evitar danos ao entorno, incluindo a proteção do calçamento e dos prédios próximos ao local da operação.
O engenheiro agrônomo Paulo Porto, funcionário da Semma, acompanha a operação e diz que “essa árvore foi inspecionada e identificada pela força tarefa em perigo de queda, está oca e é impossível recuperá-la. A árvore, que possui copa frondosa e altura considerável, é um potencial perigo para pedestres, motoristas e o patrimônio ao redor, por isso resolvemos suprimir”.
Os trabalhadores e pessoas que transitam no local já haviam percebido o perigo que representava a mangueira. O ambulante Leodoro Borges, que trabalha na área há mais de 20 anos aprovou a operação. “Muito bom que tenham vindo fazer a retirada dessa árvore, todos os dias a gente trabalhava com medo de ela cair, agora que estão resolvendo”, afirmou.
A força tarefa já inspecionou 493 árvores no centro da cidade. Com essa, já são 21 das 30 em situação de risco suprimidas e 41 já foram podadas. A operação, tanto de levantamento arbóreo quanto de podas e supressões, vai continuar com objetivo de diminuir ao máximo o incidente com quedas de árvores. Nesta segunda feira (24), as árvores da avenida Governador José Malcher e da Avenida Nazaré vão receber poda de equilíbrio e de rebaixamento de copa.
Todo o esforço empregado para conter as quedas de árvores, desde que a nova gestão assumiu, tem se mostrado eficaz. Em janeiro de 2025, dez árvores sofreram queda em Belém e distritos. No mesmo período, em 2024, foram 14 árvores que tombaram. Já em fevereiro, até este momento, quatro árvores sofreram queda, já em fevereiro de 2024 foram oito árvores que caíram em Belém e distritos.
A secretária de Meio Ambiente e Clima, Juliana Nobre, ressaltou a importância do trabalho. “Estamos empregando todo o esforço necessário de pessoas e de material para que incidentes com quedas de árvores sejam reduzidos e assim possamos proporcionar segurança e tranquilidade à população com relação às árvores da cidade”, frisou.
A próxima atividade de supressão está agendada para o dia 28 de fevereiro. Duas árvores, uma na Padre Eutíquio e outra na Rua dos Tamoios serão retiradas em operação simultânea, no bairro Batista Campos.
Fonte: Agência Belém/Texto: Antonio Carlos