Academia Machida inicia preparação de atletas de karatê que devem participar de campeonato nacional
O XXV Campeonato Brasileiro de Karate-Do Shotokan JKA 2025 ocorre no mês de maio, em Goiânia, e deve contar com mais de 40 atletas do Pará
![](/wp-content/uploads/2025/02/IMG_7293.jpg)
Iniciou no último sábado, 8, e segue até o dia 3 de maio, a intensificação na preparação de mais de 40 atletas de karatê, na faixa etária de 8 a 49 anos, que devem representar o estado do Pará no XXV Campeonato Brasileiro de Karate-Do Shotokan JKA 2025, a ser realizado na cidade de Goiânia (GO), nos dias 10 e 11 de maio deste ano. O treinamento é realizado pelos professores da academia Machida, em Belém, instituição que já possui um histórico na formação de campeões na modalidade a nível regional, nacional e até internacional.
“É nesse treinamento que a gente tira, por exemplo, 90% dos atletas classificados que a gente leva para campeonatos internacionais, como foi o caso do Arthur e Leonardo Nogueira, que trouxeram medalhas do Campeonato Mundial da Japan Karate Association, no ano passado”, explica o treinador de karatê da academia Machida e um dos responsáveis pelo treinamento, André Sampaio.
![](/wp-content/uploads/2025/02/IMG_7347.jpg)
O objetivo do treinamento é de aprimorar as habilidades técnicas, táticas e físicas dos atletas sob a orientação dos senseis experientes e altamente qualificados da Machida, com o intuito de assegurar que os atletas estejam no auge de suas capacidades para o campeonato brasileiro.
Um desses atletas que deve mergulhar nesse período de treinamentos intensos é Victor Rocha, de 30 anos, e que há 26 pratica karatê. “Para se tornar campeão, eu não vejo outro caminho a não ser o trabalho duro e bem feito. E começar com antecedência o treinamento na equipe de competição Machida é o caminho certo para se tornar um campeão”, diz Victor, que ainda completa falando que “o trabalho dos senseis (treinadores) têm uma importância muito grande para todos os atletas que estão buscando o lugar mais alto do pódio. O ambiente criado nesse treinamento é de suma importância para preparação física, técnica e mental de cada integrante da equipe”.
Entre as metas da academia Machida no campeonato brasileiro de Karatê, a principal delas é classificar o máximo de atletas possíveis para competir no Pan-Americano de Karatê, previsto para ocorrer em setembro na Cidade do México, disputa essa que a academia deseja trazer a maior quantidade de medalhas possíveis com seus competidores.
Curso de Capacitação
Durante o Campeonato Brasileiro de Karate-Do Shotokan JKA, os atletas do Pará, da Machida, e os demais do Brasil, devem participar também do curso de capacitação técnica, com a presença dos professores da Japan Karate Association (JKA Brasil), com a coordenação-geral do sensei Yoshizo Machida, presidente da instituição e fundador da academia Machida. Este ano o curso também terá a presença de Chinzo Machida como um dos ministrantes, além de outros senseis do país.
Fonte: Temple Comunicação
Por: Abrício Lopes