ASSOBIO realiza 1º Encontro Anual com associados como preparação para a COP30
Encontro conta com a participação de 75 empresas associadas presentes em diferentes estados brasileiros, incluindo o Pará
Até essa quarta-feira (22), Manaus é palco do 1º Encontro Anual da Associação dos Negócios de Sócio-Bioeconomia da Amazônia (ASSOBIO). O evento marca o início da preparação dos associados para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP30, que ocorrerá em Belém em novembro deste ano, e busca fortalecer o empreendedorismo voltado à sustentabilidade na região amazônica.
“O desafio brasileiro de clima também é um desafio de produção, especialmente os alimentos na Amazônia. Então, todos esses negócios precisam estar muito envolvidos com o tema da COP, pois por ser um ponto crítico no Brasil, a gente acaba aparecendo com uma solução viável e interessante, inclusive de mercado, para um problema que está ligado ao desmatamento e a produção de alimentos”, disse Paulo Monteiro dos Reis, Presidente da ASSOBIO.
Um dos pontos altos do evento é a apresentação do manifesto que reforça o compromisso da associação com uma economia de baixo carbono, floresta em pé e melhoria na qualidade de vida das comunidades locais. O texto também busca engajar mais negócios na luta contra as mudanças climáticas, alinhando os interesses coletivos dos associados.
“Após 10 meses de discussões, o nosso Grupo de Trabalho, que vinha se dedicando à definição dos conceitos essenciais para a ASSOBIO, concluiu a redação do documento. Pensamos em transformá-lo em um verdadeiro farol do que somos e do que almejamos, promovendo unidade dentro do grupo e preservando sua essência”, afirmou Julia Tatto, conselheira na ASSOBIO. O texto tem como foco mostrar como o empreendedorismo é uma chave para transformar realidades na Amazônia, respeitando as culturas locais e a regeneração do meio ambiente.
O evento também servirá para mapear o perfil dos associados, promovendo um maior entendimento sobre o potencial conjunto para o desenvolvimento da sociobioeconomia. “Queremos conhecer os associados, identificar nossos propósitos e valores em comum, nos reconhecermos enquanto coletivo de negócios de impacto que buscam desenvolvimento territorial amazônico com sustentabilidade ambiental e econômica para os negócios, territórios e para as comunidades e entender o potencial que temos juntos para o desenvolvimento da sociobioeconomia”, completou Vivian Chun, diretora de relacionamento da associação.
A organização aposta em debates e workshops para consolidar projetos em andamento e criar soluções que viabilizem a presença ativa dos associados na COP30. Com isso, o evento simboliza um marco na estruturação dos negócios de impacto da Amazônia, promovendo um modelo de desenvolvimento que alia sustentabilidade ambiental e econômica.
Sobre a ASSOBIO
Criada em 2023, A ASSOBIO é uma instituição representativa que visa promover negócios sustentáveis que têm sua cadeia produtiva relacionada com a região amazônica, integrando aspectos socioeconômicos e ambientais. Atualmente é composta por negócios em diferentes segmentos como serviços, artesanato, cosméticos e alimentos e bebidas. A associação busca fomentar práticas empresariais responsáveis conciliando o desenvolvimento econômico com a preservação do ecossistema amazônico e o bem-estar das comunidades locais.
Fonte: Temple Comunicação
Por: Caroliny Pinho