Moradores já destacam o potencial de transformação da ponte sobre o Alto Rio Capim
Com a obra do Governo do Pará na fase final, moradores e profissionais que ainda precisam de balsa para atravessar o rio aguardam com ansiedade os avanços sociais e econômicos após a entrega da ponte
A espera pela ponte sobre o Alto Rio Capim, na Rodovia PA-256, que liga os municípios de Ipixuna do Pará e Paragominas, no nordeste paraense, está cada vez mais próxima do fim. Com quase 100% dos serviços concluídos, a obra entra em sua fase final, com os serviços de pintura, plantio de grama, pavimentação asfáltica e sinalização. Com 590 metros de extensão, a ponte é considerada essencial para a economia local e a transformação da realidade de toda a Região de Integração Rio Capim, promovendo avanços econômicos e sociais tão aguardados pelos moradores.
Veja no video, o que diz Roberto Carlos.
A ponte, que substituirá o antigo sistema de travessia por balsa, será uma solução definitiva para os transtornos enfrentados pela população e pelos transportadores de carga. A fila de caminhões e carros à espera da balsa ainda faz parte da rotina, testando a paciência dos usuários, especialmente em casos de emergência. Agora, a comunidade vê a chegada da ponte como um divisor de águas para a mobilidade e o desenvolvimento regional.
Progresso – O comerciante e morador do Distrito de Canaã, Jeú Barbosa, não esconde a expectativa para a entrega desta obra. “A palavra-chave é progresso. E, quando a gente direciona essa palavra, progresso, ela está interligada a vários segmentos, como industrial, social e familiar. Então, esta ponte caracteriza um desenvolvimento não só para nossa comunidade, mas para toda a região. Eu moro aqui há 20 anos, mas é um sonho de 50 anos, ver essa ponte pronta e funcionando”, diz Jeú Barbosa.
Veja no video, o que diz Edilson Negão
O caminhoneiro Luiz Paulo Abreu conhece bem os desafios enfrentados na travessia do rio. “Eu ando pela PA-256 diariamente, e quando chega nesse ponto aqui a gente trava. Chego a esperar de uma a duas horas para atravessar. Isso sem falar no estresse diário. A ponte vai acabar com esse sofrimento e facilitar muito nosso trabalho. Não vejo a hora de isso acontecer”, conta Luiz, aguardando o embarque na balsa.
A ansiedade pela conclusão é compartilhada também por Misael de Lima, que trabalha com internet rural e mora há 20 anos na região. “Vai melhorar o tráfego, e eu tenho certeza de que vai trazer grandes benefícios. Tudo vai ser valorizado nas margens dessa rodovia. Agora, com a ponte, não tem mais que esperar nada. Chegou, passou e segue viagem”, acrescenta.
A travessia noturna é um capítulo à parte na vida dos moradores. O borracheiro Roberto Pacheco Pantoja lembra as dificuldades enfrentadas. “É muito ruim para nós, moradores, porque a balsa funciona até às 10 da noite. Se alguém precisasse de socorro rápido para chegar em Paragominas era difícil até localizar o pessoal da balsa para atravessar. Mas agora, com essa ponte, graças a meu bom Deus vai ficar melhor para nós”, garante o morador.
Vitória – O secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Adler Silveira, enfatiza a relevância da obra. “Esta ponte simboliza um grande avanço para o Pará. A partir de agora, a integração regional será muito mais eficiente, promovendo o escoamento de produtos, facilitando o comércio e impulsionando a economia. É uma vitória para os moradores e para o Estado como um todo”, ressalta o titular da Seinfra.
Com o avanço da etapa final, a ponte sobre o Alto Rio Capim acabará com os transtornos logísticos e será uma ferramenta para transformar vidas e impulsionar o desenvolvimento. O Governo do Pará reforça seu compromisso em melhorar a qualidade de vida da população, investindo em infraestrutura para integrar todas as regiões.
Por Paulo Garcia (SEINFRA)