Social

Novas ambulâncias do Samu 192 ampliam atendimento à população de Belém

Cinco novas ambulâncias vão renovar a frota do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Belém. Os novos veículos, adquiridos por meio de um Termo de Doação do Ministério da Saúde. Quatro deles foram entregues pelo prefeito Igor Normando, acompanhado do vice-prefeito Cássio Andrade e demais autoridades, na manhã desta terça-feira, 14. A aquisição dos veículos representa um investimento de aproximadamente R$ 1,5 milhão na melhoria de qualidade dos serviços de urgência e emergência do município.

Investimentos na saúde municipal

O prefeito Igor Normando destacou que as cinco novas ambulâncias fazem parte de uma série de investimentos que sua gestão está promovendo para garantir à população um atendimento de saúde de qualidade. “Estamos com um grande projeto para reforçar a estrutura do Samu, especialmente no período da COP30, e todas essas melhorias serão um legado para a nossa população. Com essas ambulâncias, vamos somar mais de 20 veículos, ampliando nossa capacidade de atendimento e garantindo a eficiência no deslocamento dos pacientes”, afirmou o prefeito.

Os novos veículos foram adquiridos por meio de um Termo de Doação do Ministério da Saúde
Foto: Jader Paes

Ele também destacou o trabalho contínuo da gestão municipal para garantir mais recursos para a saúde. “Estamos em articulação com o Ministério da Saúde, o Governo do Estado e a bancada federal para garantir mais investimentos para a saúde. Sabemos que os recursos disponíveis hoje são insuficientes para o que precisamos, mas não vamos desistir. Vamos enfrentar os desafios e buscar o que for necessário para garantir um serviço de saúde digno à população”, ressaltou Igor Normando.

Ampliação da capacidade de atendimento

As cinco novas ambulâncias permitirão que o Samu seja ampliado em cerca de 700 atendimentos mensais, contribuindo diretamente para a melhoria da rede de urgência e emergência do município. O secretário municipal de Saúde, Rômulo Nina, afirmou que as ambulâncias são um reforço importante para garantir a qualidade do atendimento, especialmente com a proximidade da COP30, evento que deve aumentar significativamente a demanda por serviços de saúde. “A chegada dessas ambulâncias amplia nossa capacidade de atendimento, principalmente em locais de difícil acesso. Esse investimento traz mais tranquilidade, pois sabemos que estamos trabalhando junto com o prefeito Igor e o governador Helder Barbalho para melhorar a infraestrutura da saúde em Belém”, declarou o titular da Sesma.

Estrutura 

Com a chegada das novas ambulâncias, a Rede de Urgência e Emergência (RUE) de Belém passa a contar com um total de 20 Unidades Móveis de Suporte Básico (USBs), quatro Unidades de Suporte Avançado (USAs), uma ambulancha e quatro motolâncias, que são utilizadas para garantir acesso rápido aos locais de ocorrência. O coordenador geral do Samu 192, destacou a importância desse reforço para o sistema de atendimento pré-hospitalar. “Com essa ampliação da frota, teremos condições de oferecer um apoio ainda mais eficiente à população, tanto nas ruas quanto nas residências. Estamos preparados para atender à demanda e, com certeza, a população será muito beneficiada”, afirmou.

A entrega das novas ambulâncias é mais um passo importante para a melhoria da saúde pública em Belém, refletindo o compromisso da gestão municipal com a qualidade dos serviços prestados. O prefeito Igor Normando reafirmou que, embora reformas, adequações e a inauguração de novos prédios sejam importantes, o mais importante, neste primeiro momento é garantir o funcionamento pleno do que já existe e não estava operando adequadamente. “Esse é o nosso principal papel durante os 100 primeiros dias e, após esse período, daremos início ao planejamento que já estava previsto ao longo da nossa gestão. Estamos começando a administração colocando em funcionamento o que não estava funcionando e também adquirindo os aparelhos urgentes que não podem esperar, pois a saúde das pessoas não pode esperar”, afirmou o prefeito.

Tomógrafo no HPSM da 14 – Na tarde de segunda-feira,13, o prefeito Igor Normando e o titular da Secretaria Municipal de Saúde, Rômulo Nina, conferiram de perto o funcionamento do tomógrafo do Pronto Socorro Municipal Mário Pinotti (PSM da 14), que estava parado há dois meses. Após cobrança da atual gestão à empresa contratada responsável pelo serviço, a manutenção imediata do equipamento foi realizada, e o aparelho já está em pleno funcionamento, realizando cerca de 200 atendimentos por dia.

Fonte: Agência Belém/Por Tamiris Amorim

COMPARTILHAR
Mostrar Mais

guaranyjr

Guarany Jr Prof. de Graduação e Pós de Marketing, Jornalismo e Propaganda, Jornalista, Comentarista, Consultor, Administrador, Palestrante - Belém - Pará - Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo