Prefeitura concede a medalha Francisco Castelo Branco a 20 personalidades de Belém
A Prefeitura de Belém realizou na noite desta sexta-feira, 20, a cerimônia de entrega da comenda Franscisco Caldeira Castelo Branco, a maior honraria concedida pelo município.
A solenidade foi realizada no auditório do Palácio Antônio Lemos e homenageou 20 personalidades que contribuíram com a cidade de Belém, em diversas áreas, entre elas, como na área política, social, econômica e cultural.
O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, entregou a medalha a cada homenageado. O gestor municipal explicou a intenção da honraria. “Essa comenda que a autoridade municipal homenageia seus cidadãos é registrada em lei. A escolha é feita por uma comissão de servidores municipais. A medalha leva o nome do capitão português, fundador da capital paraense, em 1616”.
Uma das condecoradas foi a cantora Creuza Gomes, uma das maiores intérpretes de samba no estado Pará. “Estou muito emocionada por ganhar a maior honraria de Belém, da cidade que nasci, vivo e amo”, comentou.
A cerimônia encerrou com o discurso do cerimonialista Marcelo Pinheiro, que também foi condecorado com a medalha. Único brasileiro a ganhar o prêmio “Mestre de Cerimônia das Américas”. Marcelo agradeceu a homenagem. “Estamos aqui recebendo pela meritocracia. O nosso trabalho é por nossa Belém, que tanto amamos e zelamos. Agradeço por essa grande homenagem”.
Condecorados com a Medalha Francisco Caldeira Castelo Branco:
– Andréa Pinheiro;
– Maria Nazaré Gouveia dos Santos;
– Araceli Maria Pereira Lemos;
– Aldenor Monteiro de Araújo Júnior;
– Alessandro José Solano Reis;
– Creuza da Silva Gomes;
– Elizabeth Massoud Salame da Silva;
– Edilene Brito Rodrigues;
– Francisca Guiomar Cruz da Silva;
– Georgina Tolosa Galvão;
– Iran Abreu Mendes;
– Jurandir dos Santos Novaes;
– José Alberto Vasconcelos;
– Káritas Lorena de Souza Rodrigues;
– Lélio Costa da Silva;
– Luiz Inácio Lula da Silva;
– Miguel Gustavo Carvalho Brasil;
– Rosemiro Salgado Canto Filho;
– Sandra Helena Ribeiro Cruz;
– Marcelo Pinheiro