Saúde

Especialista explica porque o inverno amazônico aumenta a incidência de problemas circulatórios

Com a chegada do inverno amazônico e consequentemente a temporada de chuvas, a diminuição da temperatura e da umidade podem influenciar na incidência de problemas circulatórios, como varizes, tromboses, AVC etc. Com as mudanças climáticas trazendo um período mais frio, os vasos sanguíneos tendem a diminuir na tentativa de manter a temperatura corpórea, promovendo a vasoconstrição, o que acaba sobrecarregando o sistema circulatório como um todo.
De acordo com a clínica-geral da Hapvida NotreDame Intermédica, Bárbara de Alencar, pessoas com algumas doenças, a exemplo de diabetes e de pressão alta, assim como as doenças circulatórias pré-existentes como as varizes, possuem um maior risco de desenvolverem AVC, infarto e trombose. “Devido à vasoconstrição, o fluxo sanguíneo é reduzido, ou seja, há uma diminuição da oxigenação dos tecidos, principalmente das extremidades do corpo como pés e mãos, gerando uma sobrecarga no sistema que pode levar a um estado de saúde grave”, explica.
A médica aconselha em relação aos sinais e sintomas das doenças circulatórias. “É preciso estar atento ao surgimento de inchaço nas pernas, dores, formigamento, mudança de cor da pele, que podem ficar arroxeada e até mesmo fria. Diante disso, a orientação é buscar um especialista para uma melhor avaliação e evitar a gravidade do quadro”.
“É imprescindível também manter uma alimentação equilibrada, praticar atividade física, mesmo dentro de casa, já que nos períodos chuvosos a tendência é ficar mais tempo em ambientes fechados; evitar ficar muito tempo parado e fazer alongamentos constantemente, principalmente para quem trabalha muito tempo em pé ou sentado”, finaliza.
Fonte:  NM Comunicação
COMPARTILHAR
Mostrar Mais

guaranyjr

Guarany Jr Prof. de Graduação e Pós de Marketing, Jornalismo e Propaganda, Jornalista, Comentarista, Consultor, Administrador, Palestrante - Belém - Pará - Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo