Centro de Dança Ana Unger leva O Quebra Nozes ao palco do Theatro da Paz
Espetáculo vai fazer nevar em plena Amazônia neste fim de semana
A Centro de Dança “Ana Unger” está em cartaz neste sábado (7) e domingo (8) no Theatro da Paz com o espetáculo “O Quebra Nozes”, em três sessões.
Consagrado ballet de repertório, a obra de Pyotr Ilyich Tchaikovsky, com coreografia original de Marius Petipa e Lev Ivanov, “O Quebra Nozes” constitui uma tradição das temporadas natalinas no mundo inteiro desde a sua estreia no Teatro Mariinsky (São Petersburgo – Rússia) em 1892.
A versão paraense, com direção da própria Ana Unger, vai ser apresentada pela quarta vez pelo Centro de Dança, repleta de inovações artísticas e marcos de representatividade, com figuras novas, cenários virtuais concebidos por Roberta Carvalho e elementos cênicos criados por Ribamar Monteiro, incluindo a tradicional chuva de neve. “Proporcionaremos ao público um momento inesquecível, com flocos de neve cobrindo o palco e efeitos em 3D do cenário virtual”, comemora Ana.
O elenco é formado por alunos de várias escolas, muitos deles, em papéis principais, que passaram por audições. “A Fada Açucarada, a Boneca de Corda e a dança Árabe são conquistas desses talentos”, destaca Ana Unger, que antecipa a participação da bailarina Yasmin Souza, no papel da protagonista “Clara”, tradicionalmente interpretada por bailarinas brancas. “Todo o layout e a programação visual foram inspirados nela. Criamos uma boneca baseada no rosto da Yasmin, que é uma bailarina extremamente virtuosa técnica”, acrescenta Unger, que nesta temporada assume o papel de Rainha das Neves, ao lado de Yasmim e do solista Matheus Brito, do corpo de baile da Companhia de Dança “Dalal Achcar”, do Rio de Janeiro.
“O Quebra Nozes” de Ana Unger também inova com a inclusão de um bailarino no corpo de baile de Flocos de Neve e na Valsa das Flores, originalmente composto por mulheres. “O bailarino Marcelo aceitou o desafio de dança de pontas ao lado do elenco feminino, mostrando que, na arte, o que importa é talento, virtuosismo técnico e formação. Estamos quebrando preconceitos”, pontua Ana Unger.
Além das sessões diárias das 20h, haverá sessão especial às 17h do domingo (8), beneficente, em favor do Rotary Clube Belém das Artes, do qual participa Ana Unger e o maestro Miguel Campos Neto, regente da Orquestra Sinfônica Altino Pimenta da Escola de Música da UFPA, que abrilhanta a sessão solidária.
O “Quebra Nozes” que será levado ao palco do Theatro da Paz, com assinatura de Ana Unger, tem patrocínio do BANPARÁ e apoio cultural da Acrópole Sistema Educacional, Estima International School e Espaço Criança.
Serviço
“O Quebra Nozes”, do Centro de Dança Ana Unger
Dias 7 e 8 de dezembro, às 20h, no Theatro da Paz
Sessão Beneficente às 17h do dia 8 de dezembro, com ingressos na bilheteria do TP e por meio do site:www.ticketfacil.com.br. Dúvidas e informações sobre venda de ingressos: (91) 98590-3523. E-mail: [email protected]
Fonte: Assessoria