Ministro Jader Filho reafirma, no G20, compromisso com desenvolvimento regional
Fórum internacional foi realizado entre os dias 14 e 16 de novembro
Para cuidar do meio ambiente é preciso investir nas cidades. Esta é a avaliação do ministro das Cidades, Jader Filho, durante participação do último dia de programação do G20 Social, que aconteceu no Rio de Janeiro. O Ministério das Cidades está presente na Cúpula e participou, neste sábado (16), de dois painéis: “Financiamento da Sessão Multinível de Ação Climática C40” e “Intervenção sobre a coordenação multinível para promover a resiliência e facilitar o acesso ao financiamento”.
“Para preservar o meio ambiente é fundamental cuidar das pessoas levando infraestrutura às cidades para que os cidadãos tenham oportunidades. Venho de uma região em que as pessoas derrubam florestas para sobreviver e para que essa realidade mude precisamos discutir formas de financiamentos, de acordo com a realidade de cada região”, disse o ministro, acrescentando: “Pessoas precisam de infraestrutura, água de qualidade, bons empregos, saneamento básico, saúde, educação”.
Segundo Jader Filho, o Governo Federal, por meio do Ministério das Cidades, está comprometido em ampliar o diálogo com organismos internacionais e governos estaduais e municipais brasileiros para encontrar soluções conjuntas. Além disso, o ministro destacou a retomada do Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) para garantir o desenvolvimento sustentável dos municípios.
COP30 – O ministro Jader Filho reforçou a importância de levar a discussão à Cúpula da COP30, que será realizada em Belém, em 2025.
“A COP30 tem que ser a COP do Meio ambiente, das florestas, mas também precisa ser a COP das cidades. Será uma grande oportunidade para o Brasil e o mundo entender que existem duas realidades na região: existe a Amazônia da floresta e existe a Amazônia da cidade. E a maioria dos amazônidas não vivem embaixo da copa das árvores, nós vivemos nas cidades e é lá que a infraestrutura tem de chegar”, enfatizou o ministro – que é paraense.
Fonte: Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério das Cidades