Lula é convidado para a inauguração do novo Mercado de São Brás
A inauguração do novo Mercado de São Brás já tem data marcada: 13 de dezembro. O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, foi convidado pelo prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, a comparecer à festa de entrega dessa que é uma das principais obras da COP 30. Ao final de 16 meses de restauro e requalificação do prédio histórico datado de 1911, a Prefeitura entrega à população o espaço transformado em Complexo Gastronômico e Cultural, totalmente climatizado e acessível e com estacionamento subterrâneo para 200 carros, que oferecerá os serviços dos 193 permissionários que já trabalhavam no local, além de restaurantes e lojas.
No último mês de setembro, quando o Mercado de São Brás foi aberto, o público pôde conferir o capricho da obra, que enaltece a preciosidade arquitetônica do imóvel tombado como patrimônio histórico estadual e municipal. A iluminação especial ressalta os traços do projeto do arquiteto italiano Filinto Santoro, com ornamentos de inspiração clássica como as pilastras jônicas, estruturas em ferro e arco romano na entrada principal com esculturas de cabeça de couro. Sem falar no novo calçamento e paisagismo da Praça Floriano Peixoto, que fica em frente.
Acabamento
Restava a conclusão de detalhes do novo complexo, basicamente voltados ao complemento de acabamentos e de instalação de equipamentos, tais como a restauração do piso artesanal de ladrilho hidráulico e a instalação de ar condicionado, escadas rolantes e elevadores que possibilitam o acesso a todos os espaços.
O novo espaço ganhou mezaninos e possibilitou o acesso às quatro varandas existentes no telhado, que serão destinadas a restaurantes proporcionando a vista privilegiada do local. Ao todo, a previsão é que 330 estabelecimentos comerciais funcionem no local, entre quiosques e lojas, distribuídos em 3 mil m2 de espaço. Ainda, o estacionamento subterrâneo construído com moderna técnica da engenharia para garantir a preservação do prédio histórico, oferece também 80 vagas para bicicletas e 40 para motos.
Com investimentos de R$ 125 milhões, o Complexo Gastronômico e Cultural de São Brás recebeu R$ 85 milhões em recursos do governo federal, por meio da Itaipu Binacional, este ano. Os operários trabalham 24 horas para concluir os trabalhos.
O convite ao presidente Lula foi enviado ao Palácio do Planalto, por meio de ofício, no último dia 30 de outubro. O Complexo de São Brás é a primeira de outras grandes obras da Prefeitura de Belém, preparatórias para a COP 30, a ser entregue.
Histórico
O Mercado de São é uma das joias arquitetônicas erguidas em Belém no período do Ciclo da Borracha, inspirada no movimento europeu da Belle Époque, marcado por avanços científicos e tecnológicos e investimentos culturais e artísticos. O local escolhido para a construção do mercado, que ficava distante do centro da cidade, na época, buscava atender a movimentação comercial gerada ali pela antiga ferrovia Belém-Bragança, que tinha em São Brás o seu ponto final.
A última grande reforma no mercado tinha ocorrido na gestão anterior de Edmilson Rodrigues como prefeito de Belém, entre os anos de 1997 e 2004.
Agora, a inauguração do Complexo Gastronômico e Cultural de São Brás marca uma nova fase para o uso desse prédio histórico, que vai mudar a relação dos cidadãos belenenses e turistas com esse espaço, acolhendo os públicos de todas as idades e classes sociais com ambiente de contemplação, de ponto de encontro, de eventos culturais e atividades comerciais que valorizam o sentimento de pertencimento e o orgulho da cidade.