Guaranews

Governo do Pará promove cursos inéditos no Estado para militares do Corpo de Bombeiros

As aulas das novas qualificações, 'Salvamento Veicular' e 'Primeira Resposta em Operações com Produtos Perigosos', começam nesta segunda-feira, 4

Mais de 60 militares do Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA) participaram, na manhã desta segunda-feira, 4, da aula inaugural dos cursos “Salvamento Veicular” e “Primeira Resposta em Operações com Produtos Perigosos”, promovidos pelo Governo do Pará. É a primeira vez que as duas qualificações são realizadas no estado. A programação do curso ocorreu no auditório da Universidade da Amazônia (Unama).

Veja no video, o que diz coronel Jayme de Aviz Benjó.

“É uma grande alegria podermos estar aqui em mais uma aula inaugural de dois cursos de especialização que visam a qualificação ao nível de excelência dos nossos militares, sempre visando proporcionar o melhor serviço à população, ao nosso estado, em seus 144 municípios. Instrutores de São Paulo e Minas Gerais vieram enriquecer e elevar o nível desse curso”, destaca o comandante-geral do CBMPA e coordenador estadual de Defesa Civil, coronel Jayme de Aviz Benjó.

Foto: Alex Ribeiro/Ag. Pará

O curso de “Salvamento Veicular” terá 75 horas de duração e um total de 36 bombeiros estão participando em, 30 alunos militares participam do curso “Primeira Resposta em Emergência com Produtos Perigosos”, com 70 horas de duração. A formatura dos alunos está prevista para o dia 14 de novembro, com alunos da outra qualificação em curso, o de salvamento em altura.

Veja no video, o que diz  o major Marcus Veloso.

“É muito bacana estar participando do primeiro curso de salvamento veicular do Pará, e o objetivo é ajudar essa integração das equipes, especialização, para que eles consigam cada vez mais atender as ocorrências de uma maneira mais tranquila, mais especializada, buscando sempre a excelência”, enfatiza o coronel da reserva do Corpo de Bombeiros Militar de São Paulo, Carlos Rodrigues.

Salvamento Veicular – Acidentes automobilísticos complexos exigem profissionais extremamente qualificados para retirar vítimas presas em ferragens. O sargento Matheus Moraes, que é um dos militares que buscam essa qualificação ao participar da primeira edição do curso de “Salvamento Veicular” no Pará, afirma que a expectativa é que seja criada uma rede de conhecimento, por meio dos participantes, para se tornarem disseminadores dessas informações nas diferentes regiões do Estado.

Foto: Alex Ribeiro/Ag. Pará

“Sempre que posso, me especializo. Tenho qualificações de abordagem técnica em situações de suicídio, combate de incêndio urbano, cursos de atendimento pré-hospitalar e esse novo curso vem para somar na minha carreira, mas, sobretudo, para a corporação. O saber, o conhecimento e a técnica para retirar essas vítimas se tornam muito necessários no nosso dia a dia. Ter o curso aqui na nossa cidade faz com que o CBMPA consiga formar muito mais gente ao mesmo tempo, e todos só tem a ganhar com essa qualificação”, pontua o sargento.

Veja no video, o que diz o sargento Matheus Moraes.

Produtos Perigosos – O major Marcus Veloso, que é coordenador do curso sobre produtos perigosos, pontua as peculiaridades e importância da formação. “Nossos militares especialistas que já atuavam na área aqui no Pará fizeram essa formação nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Bahia. Com essa iniciativa, formaremos, no Pará, 30 profissionais que atuarão nesse tipo de ocorrência que é muito diferente das outras, que tem influência do cenário e das condições meteorológicas, o que pode fazer ou não essa ocorrência evoluir. O profissional estará preparado para dar uma resposta adequada, mais eficiente e resguardando a vida da sociedade da melhor forma”, ressalta.

Mais Cursos – Está em andamento a terceira edição do Curso de Salvamento em Altura 2024 (CSALT), que conta com 36 alunos e duração de 220 horas, para capacitar os militares na atuação de salvamento em altura, com preparo físico e psicológico. A especialização ocorre em sacadas, torres, prédios e outros, além de abordar ações humanizadas, abordagens táticas, intervenção ágil e técnicas elevadas de segurança. A formatura do curso também está prevista para o dia 14 de novembro de 2024.

Desde o início de 2024, o CBMPA realizou cinco cursos, que alcançaram mais de 500 bombeiros e bombeiras preparados com técnicas e táticas necessárias para proteger e salvar a população.

Por Giovanna Abreu (SECOM)

COMPARTILHAR

guaranyjr

Guarany Jr Prof. de Graduação e Pós de Marketing, Jornalismo e Propaganda, Jornalista, Comentarista, Consultor, Administrador, Palestrante - Belém - Pará - Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo