Romarias do Círio deste sábado, 26, contam com interdições de vias para garantir segurança viária aos devotos
No último final de semana com romarias do Círio 2024, a Prefeitura de Belém, por meio da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) e Guarda Municipal de Belém (GMB), mantém interdições de vias e desvio de trânsito para garantir a fluidez e segurança viárias dos romeiros, nas procissões que ocorrerão no sábado, dia 26, no encerramento oficial das festividades deste ano, no domingo, 27, e no Recírio, na segunda-feira,28.
No sábado, 26, acontecerão as romarias dos Corredores, a da Festa do Círio e a da Acessibilidade. A partir das 5h da manhã, quatro agentes da Semob vão interditar a avenida Nazaré, com a avenida Generalíssimo Deodoro, e farão a organização no trânsito da área.
A procissão dos Corredores será acompanhada pela GMB motorizada e Departamento Estadual de Trânsito (Detran), com largada da avenida Nazaré, às 5h30, fazendo um percurso de 7km, com a imagem Peregrina, percorrendo as avenidas Nazaré, Generalíssimo Deodoro, Conselheiro Furtado, travessa Padre Eutíquio, ruas João Diogo, Coronel Fontoura, travessa Felix Rocque, rua Tomázia Perdigão, avenidas Padre Champagnat, Portugal, Almirante Tamandaré, rua Gama Abreu, avenida Nazaré até a Basílica Santuário de Nazaré.
Inclusão – A partir das 6h da manhã, seis agentes atuarão na organização do trânsito e orientação aos condutores e pedestres, durante a romaria da acessibilidade, nos pontos de interdição na avenida Nazaré, principalmente, nos cruzamentos com a Generalíssimo Deodoro e com a travessa Rui Barbosa e na avenida Governador José Malcher, com a avenida Generalíssimo Deodoro.
Em sua segunda edição em 2024, a procissão foi criada para garantir que todos os devotos, independentemente de suas limitações, possam participar das celebrações de forma inclusiva. Com um percurso de 1,45 km, na praça Santuário Nossa Senhora de Nazaré, percorrendo a rua Dom Alberto Ramos, avenida Generalíssimo Deodoro, avenida Braz de Aguiar, travessa Quintino Bocaiúva, avenida Nazaré até a praça Santuário.
Procissão da Festa – É uma das romarias mais antigas do Círio de Nazaré, tornando-se uma tradição, realizada há mais de 100 anos. É um convite a todas as instituições que colaboraram para a realização do Círio 2024 a participar do evento. Haverá missa às 16h, na Capela da Comunidade Sagrada Família, localizada na rua Domingos Marreiros, entre travessa 14 de Março e Alcindo Cacela, de onde a Procissão sairá às 17h para percorrer a travessa 9 de Janeiro, rua Antônio Barreto, avenida Alcindo Cacela, rua João Balbi, avenidas Generalíssimo Deodoro e Nazaré até a Praça Santuário.
Agentes da Semob estarão concentrados no local da missa, a partir de 16 horas, para a organização no trânsito, orientando condutores e pedestres, para garantir a fluidez no entorno e a segurança viária dos participantes da procissão.
Para isso, a rua Domingos Marreiros será interditada temporariamente nos cruzamentos com a travessa 14 de Março, avenida Alcindo Cacela e 9 de Janeiro. Terão interdição temporária a rua Boaventura da Silva, com a avenida Alcindo Cacela; a rua João Balbi, nos cruzamentos com a avenida Alcindo Cacela e com a travessa 14 de Março; e a avenida Generalíssimo Deodoro com a avenida Nazaré.
Fonte: Ascom Semob