Cultura

Espaços culturais da Prefeitura de Belém participam da 53ª edição do projeto Circular Campina Cidade Velha

a Prefeitura de Belém, por meio Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel), participa da 53ª edição do Circular Campina Cidade Velha, que ocorrerá no dia 20 de agosto, penúltimo domingo do mês.

O mês de outubro é marcado pelas festividades do Círio e homenagens à Nossa Senhora de Nazaré. Buscando proporcionar momentos de lazer à população e aos turistas do mundo inteiro, a  Prefeitura de Belém, por meio Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel), participa da 53ª edição do Circular Campina Cidade Velha, que ocorrerá no dia 20 de agosto, penúltimo domingo do mês.

Oferecendo uma programação gratuita, os espaços administrados pela Fumbel, como o Memorial dos Povos, o Teatro Popular Nazareno Tourinho e o Museu de Arte de Belém (Mabe), estarão de portas abertas a partir das 9h. Além disso, o Cine Olympia integra esta edição com mais um projeto “Olympia na Rua”, às 18h30.

“O circular é a oportunidade para todos os Belenenses aproveitarem e valorizarem o patrimônio histórico da cidade. É o momento de apreciar a beleza que exala na capital paraense, por meio de seus sons, cores e ritmos. Convidamos a todos e todas para festejar conosco mais uma edição do Projeto Circular em Belém, cidade que é herança do povo e patrimônio do mundo!”, ressalta a presidente da Fumbel, Inês Silveira.

Feira Paraora

Durante a programação do circular, o Teatro Popular Nazareno Tourinho abrirá para a 3ª edição da Feira Colaborativa Paraora, que será realizada das 10h às 17h. Com entrada gratuita, o espaço oferece uma experiência única ao público, com a venda de produtos que mostram a riqueza da Amazônia.

Além da venda de produtos artesanais, roupas e acessórios, a feira contará com uma praça de alimentação aberta ao público. Além disso, o músico paraense Fábio Lima tocará ao vivo grandes repertórios da MPB e músicas regionais.  Com mais de 55 expositores, a Feira Paraora, coordenada por mulheres empreendedoras, tem como objetivo desenvolver a economia local, valorizando a cultura e a sustentabilidade paraense, gerando emprego e renda às mulheres que atuam no mercado criativo em Belém.

Mabe

Composto por um rico acervo de cerca de duas mil obras de arte, o Museu de Arte de Belém (Mabe) traz mostras históricas de longa duração. No domingo de Circular, a visitação ao Mabe ocorrerá das 9h às 13h, de forma gratuita. O público poderá acessar as mostras de longa duração do acervo das salas do piso superior.

“O público terá acesso a um acervo rico que possui obras que contam parte da nossa história. Além de apreciar obras contemporâneas que refletem os alecrins culturais e sociais da nossa região amazônica. O domingo de circular diversifica o nosso público e nos permite agir em prol da valorização do patrimônio histórico”, diz a diretora do Mabe, Nina Matos.

Além do rico acervo do Mabe, o público poderá contemplar a exposição “Impermanência”, da artista Sanchris Santos, na Sala Antonieta Santos Feio. Em sua exposição, Sanchris percorre camadas profundas de si e reflete sobre a apreensão da realidade do que se sente e vive, como crenças, certezas e incertezas. A mostra, que possui curadoria realizada por Janice Souza, pesquisadora e educadora do Mabe, conta com apresentação de pinturas, esculturas e vídeo-performance.

Museu Casa Francisco Bolonha

Como em todas edições, o Museu Casa Francisco Bolonha terá visitas mediadas das 9h às 13h. De forma gratuita, o museu participa da programação  do circular possibilitando ao público conhecer o Palacete Bolonha, destacando os principais pontos sobre a arquitetura e a história  dos palacetes de Belém.

“A nossa participação no Circular é uma grande oportunidade para os visitantes conhecerem o museu, no domingo, dia que normalmente não é aberto ao público, e também saber mais sobre a história da nossa cidade, da nossa arquitetura, em particular do Palacete Bolonha”, diz a diretora do Museu Casa Francisco Bolonha, Rosa Arraes.

Cine Olympia

Sucesso nas edições anteriores, a Mostra de Cinema Olympia na Rua será realizada a partir das 18h30, bem em frente ao Cine Olympia. Nesta edição, o projeto exibirá 1 videoclipe e 4 curtas-metragens, incluindo produções paraenses para além de Belém. O evento é totalmente gratuito e a entrada será organizada por ordem de chegada.

A programação iniciará com a exibição do videoclipe “Vós sois o Lírio Mimoso”, do músico Salomão Habib. Em seguida, serão exibidos os curtas-metragens: “Nossa Senhora dos Miritis”, animação dirigida por Andrei Miralha, “Outubro, Segundo Domingo”, documentário de Larissa Ribeiro, “No Movimento da Fé”, documentário de Fernando Segtowick e Thiago Pelaes, e o documentário “Mão de Outubro”, dirigido por Victor Souza. A curadoria dos filmes foi realizada por Marco Antônio Moreira, presidente da Associação de Críticos de Cinema do Pará (ACCPA).

Serviços
Museu de Arte de Belém – Mabe, das 9h às 13h. Praça Dom Pedro II, 2 – Cidade Velha.
Museu Casa Francisco Bolonha, das 9h às 13h – Memorial dos Povos, Av. Gov. José Malcher, 257 – Nazaré.
Teatro Nazareno Tourinho – Feira Paraora – 10h às 17h – Praça do Carmo, 48 – Cidade Velha.
Cinema Olympia – Olympia na Rua – A partir das 18h30 – Rua Arcipreste Manoel Teodoro, 918, em frente ao Cinema.

Texto: Vagner Mendes
Fonte: Assessoria de Comunicação da Fumbel

COMPARTILHAR

guaranyjr

Guarany Jr Prof. de Graduação e Pós de Marketing ,Jornalismo e Propaganda, Jornalista, Comentarista, Consultor, Administrador, Palestrante - Belém - Pará.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo