Cultura

Perseverar na oração com Maria, Mãe de Jesus – Manto 2024

Celebramos o grande evento da Igreja Católica na Arquidiocese de Belém, acolhendo todas as pessoas que se sentem atraídas pela presença Mariana na Igreja e querem entrar na escola de Maria, para viverem conosco esta estação especial da graça do Senhor, pois Deus lhe entregou a realização do seu desígnio de misericórdia: “Eu os lacei com laços de amizade,[i] eu os amarrei com cordas de amor; fazia com eles como quem pega uma criança ao colo e a traz até junto ao rosto. Para dar-lhes de comer eu me abaixava até eles” (Os 11,4). Aqui estamos para rezar, cantar, louvar, agradecer, pedir perdão a Deus, chorar de emoção, entrar na Casa de Maria com a confiança de filhos, encontrando-nos como irmãos e irmãs, todos membros da família de Deus. E desejamos perseverar na Oração, com Maria, Mãe de Jesus.

A Arquidiocese de Belém manifesta sua alegria e o acolhimento a todas as pessoas que acorrem ao ducentésimo trigésimo segundo Círio de Nazaré, este magnífico evento de piedade popular e força evangelizadora. Sejam todos os irmãos e irmãs muito bem vindos a todas as celebrações que criam a unidade de nossa Igreja neste período privilegiado, o mês de outubro, debaixo do manto protetor da Virgem de Nazaré.

Para nós, o Manto é um dos ícones, símbolo precioso do que desejamos viver, envolvidos pela oração, o exemplo e a intercessão da Virgem Maria. Se Jesus é a Palavra de Deus feita Carne (“O Verbo se fez Carne!”), Maria de Nazaré é toda revestida da Palavra e colocou-a em prática em todos os momentos de sua vida.

Quando foi elevada ao Céu em Corpo e Alma, em sua Assunção, como professa nossa fé, continua a acompanhar, lá do Céu, a peregrinação da fé percorrida por todos nós. Hoje, quando apresentamos o novo Manto da Imagem Peregrina, este Manto será precioso elemento para nos deixarmos evangelizar e contribuir para a evangelização de nosso tempo e de nosso mundo.

O Manto de Nossa Senhora de Nazaré do Círio 2024, está inspirado no tema “Perseverar na oração, com Maria, a mãe de Jesus”, devendo ser esta a postura e a decisão de todo cristão católico: perseverar em oração com a Virgem Santíssima.

Desde o primeiro sim, na anunciação, Maria foi grande exemplo de perseverança. Mesmo com medo, sem saber o que estava por vir, Maria responde ao anjo Gabriel:  “Eis aqui a serva do senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra”

E este sim, mudou para sempre a história da humanidade. Maria disse sim na liberdade, a mesma que Deus dá a cada um de nós, mas ela escolheu mostrar-se disponível a sua missão, mesmo diante das dúvidas, medos e incertezas. E desta forma Maria permaneceu durante toda sua vida fiel à sua vocação. Mesmo sabendo que entregaria seu filho, perseverou e confiou na vontade de Deus (Mt 16,21)

Neste contexto, o manto conta a história da perseverança de Maria, Mãe de Jesus. Desde o seu sim, na Anunciação, até a entrega de seu Filho na Cruz. Maria perseverou para que a vontade de Deus fosse cumprida, e para que todos nós fôssemos salvos.

A frente do Manto traz dois grandes lírios, símbolos da bondade e ternura de Maria, virtudes fundamentais em sua ação intercessora. E em todo o Manto podemos ver arabescos em linha de ouro representando as bençãos que emanam da Cruz de Cristo, e em cada uma delas, flores simbolizando a intercessão de Maria. O fundo do Manto é bordado com 240 metros de fio de ouro, revestidos de cristal transparente. Os arabescos feitos à mão também foram feitos neste mesmo material em 12 tipos de linhas diferentes.

Na parte posterior, tem ao centro o “M” de Maria envolvido por uma moldura de arabescos que simboliza a berlinda de Nazaré, com seus anjos e suas flores. Abaixo do “M”  o maior sim de Maria, “Eis aqui a serva do Senhor” vem gravado em uma flâmula de prata com acabamento dourado. Mais abaixo uma medalha comemorativa em homenagem aos 50 anos da Guarda de Nazaré. Acima do “M”, a Cruz de Cristo nos relembra o grande Sacrifício pela nossa salvação, derramando sangue e água, pela purificação dos nossos pecados.

O manto conta também com mais de 200 zircônias de 1 quilate cada, em toda a borda simbolizando as muitas Ave Marias que devemos rezar no nosso dia a dia. As flores representam a singela beleza da Mãe de Jesus, são feitas de diversos materiais nobres como cristais, pérolas, prata, e pétalas de tecido bordadas a mão. O broche tem a imagem de Nossa Senhora da Divina Providência,  à qual os padres Barnabitas têm uma devoção especial e está envolta em um terço azul de topázios.

Perseverar na oração,  perseverar no amor, perseverar no desejo de santidade, perseverar no anúncio do céu. Perseverar é “insistir no tempo oportuno e no inoportuno” (cf. 2 Tm 4, 2), não desistir, nem desanimar.

Amparados por Nossa Senhora, não desistamos! Perseveremos unânimes em oração e contemplaremos a Deus!

Fonte: Imprensa Círio

COMPARTILHAR

guaranyjr

Guarany Jr Prof. de Graduação e Pós de Marketing ,Jornalismo e Propaganda, Jornalista, Comentarista, Consultor, Administrador, Palestrante - Belém - Pará.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo