Pará tem apuração em tempo recorde
O Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE do Pará) totalizou o resultado de todos os municípios do estado às 22h24, uma marca histórica para o Tribunal no primeiro turno.
Mesmo com o tamanho continental do estado, e sua geografia complexa que dificulta o acesso a certos locais, além da estiagem que acomete algumas áreas há meses, o Pará, a despeito de todas essas adversidades, entregou o resultado das Eleições Municipais 2024 em tempo recorde.
O Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE do Pará) totalizou o resultado de todos os municípios do estado às 22h24, uma marca histórica para o Tribunal no primeiro turno.
Belém foi a primeira capital do país a definir o resultado do pleito. Matematicamente, quando os números apontavam que não há mais como modificar a indicação final, o resultado foi definido por volta das 17h57, uma marca histórica de 1º turno para a capital e três minutos antes do previsto. Um tempo inferior até mesmo ao projetado pelo próprio Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE do Pará), que precisa levar em conta cada uma dessas e de outras variáveis para definir uma projeção de entrega.
“Sempre fiquei muito indignado porque o Pará ficava em segundo, terceiro ou quarto lugar em relação aos outros estados. Pedi muito o empenho de todos para divulgarmos o resultado até às 18h e conseguimos em menos de uma hora, entregar esse resultado para Belém. Isso é uma marca histórica e me sinto muito feliz por termos alcançado, porque sei do empenho de todos nesse sentido”, avaliou o presidente do TRE do Pará, desembargador Leonam Gondim da Cruz Júnior.
E não foi só. O município de Ananindeua, na Região Metropolitana, foi o primeiro do país a totalizar os resultados do 1º Turno das Eleições Municipais 2024.
Comissão
Até chegar a essas marcas históricas, cada momento da apuração foi acompanhado de perto pela Comissão de Monitoramento e Apuração das Eleições 2024, que teve sua base montada no auditório Ivan Melo, na sede do TRE do Pará.
Multidisciplinar, a Comissão formada por três juízes e oito servidores do TRE do Pará, com a presidência da juíza da Corte Eleitoral, Rosa Navegantes e ainda com participação do juiz federal José Airton de Aguiar Portela e do juiz substituto da Corte Eleitoral, Tiago Nasser Sefer, esteve atenta para dar apoio e garantir a resolução de problemas em parceria com às Juntas Eleitorais dos 144 municípios paraenses.
Para o 2º Turno, a expectativa é a de que novamente a atuação em conjunto e a dedicação de toda a Justiça Eleitoral no Pará possam resultar em eleições céleres e organizadas, a exemplo do 1ª Turno que se encerrou no domingo, 6.
Por: Alexandra Jamile