Panorama

Empresários paraenses se preparam para receber investimentos para a COP-30

Governo Federal investe R$1,3 bilhão no estado do Pará com o foco no evento global que acontece em 2025

A capital paraense tornou-se balcão de grandes negócios. É uma oportunidade para o desenvolvimento de grandes obras, atração de investimentos, ou seja, uma vitrine das potencialidades econômicas, culturais e sociais que existem no Pará.

Na última sexta-feira (27), empresários da capital paraense tiveram um encontro empresarial em São Paulo, foi um evento que contou com 20 empresários paraenses e 20 empresários paulistanos, promovido pelo empresário do Pará, Rodrigo Souza.

O idealizador do Belém Negócios Connection afirma que o movimento tende a gerar milhões em novos negócios nos próximos meses, e que além disso, será possível observar um desenvolvimento estratégico da parte das empresas paraenses, ao acessar este novo ambiente.

Fotos: Divulgação

Outra vantagem, segundo Rodrigo, é que as empresas do sudeste e de outras regiões passam a olhar com mais interesse à Região Norte, que também pode resultar em troca de insights, colocando o empreendedorismo característico do Pará como protagonista em frente às oportunidades reais que o novo cenário econômico da região vive. A COP-30 já está atraindo bilhões para a capital paraense e a iniciativa privada também está fazendo o mesmo.

“A partir deste movimento, as conexões acontecem de forma acelerada e dinâmica, pois tratam-se de atores portadores de um networking de alto nível. Mas podemos observar de imediato, novos serviços e visitas ao estado sendo planejados”, explica Rodrigo Souza.

Para a empresária Yascara Souza, que tem agência de marketing, diz que o evento Belém Negócios Connection trouxe novas oportunidades de negócios em termos de captação de contas potenciais.

Fotos: Divulgação

“Já estamos em contato com empresas que começaram a investir no estado do Pará e precisam comunicar sua entrada no mercado local. Então, o evento gerou negócios diretos para a Brado Comunicação. Essa troca de experiências e conexões foi extremamente enriquecedora e abre portas para futuras colaborações e parcerias”, ressaltou.

Já Erick Almeida, empresário do segmento de tecnologia, conseguiu fazer propostas tanto para empresários de São Paulo quanto para os de Belém, e afirma que a COP-30 está impactando de forma muito positiva para os negócios.

“Clientes chegam com demandas pra gente desenvolver softwares específicos para COP e assim, continuar no mercado, normalmente como plataformas web, aplicativos e sistemas online. Então, tem diversas áreas que a gente tá atuando, desenvolvendo para clientes que estão focados na COP-30”, disse .

De acordo com site da Secretaria de Turismo do Estado (Setur), o Pará tem mais de 7 milhões de habitantes e apresenta uma das maiores variedades populacionais do país, entre brancos, negros, ribeirinhos e povos indígenas. Todos dividem o mesmo território e as mesmas riquezas naturais, constituindo uma diversidade que, além de ambiental e demográfica, é também social, econômica e cultural.

Investimentos – O governo federal tem investido em obras voltadas para o desenvolvimento de atividades econômicas e do turismo na região, além de aumentar a geração de empregos formais em Belém. A Conferência reúne anualmente lideranças mundiais para debater soluções para conter o aquecimento global e criar alternativas sustentáveis à vida no planeta.

De acordo com o diretor da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp), Márcio Pontes, o conjunto de obras junto com os investimentos vai tornar Belém uma cidade de negócios para investidores estrangeiros e de outras regiões do Brasil.

“A COP-30 está sendo vista pelo setor de serviços, principalmente, da rede hoteleira, como a ampliação de leitos de hoteis, hostels e pousadas, além de transatlânticos. Muitas vagas temporárias para esse volume de turistas, que já ouvir falar em 50, 60, 80 até 100 mil pessoas dentro de diferentes estimativas, podem servir certamente como o processo que vai alavancar a nossa economia, gerando cada vez mais riqueza e novos postos de trabalho”, disse o diretor.

Os eventos Pré-COP estão cada vez mais intensificados com a aproximação da Conferência da ONU, desde o ano passado, onde Belém tem sido palco de reuniões importantes de cúpulas de países internacionais. Com isso, estimula a realização de congressos das mais diversas áreas, assim como encontros empresariais.

Texto: Andréa Ferreira / AV Comunicação
Fonte: Assessoria por Andrea Férreira

COMPARTILHAR

guaranyjr

Guarany Jr Prof. de Graduação e Pós de Marketing ,Jornalismo e Propaganda, Jornalista, Comentarista, Consultor, Administrador, Palestrante - Belém - Pará.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo