Cultura

Instituto Tecnológico Vale recebe, pela primeira vez no Brasil, reunião da Sociedade de Biologia Molecular e Evolução (SBME)

Evento é oportunidade de troca de conhecimentos sobre estudos genéticos da fauna e flora

Até esta terça, 1º de outubro, o Instituto Tecnológico Vale – Desenvolvimento Sustentável (ITV-DS) será a sede do encontro regional da Sociedade de Biologia Molecular e Evolução (SBME). A iniciativa, que acontece pela primeira vez no Brasil, reúne profissionais e pesquisadores de genômica, ou seja, da área ligada aos estudos genéticos da fauna e da flora, para trocar conhecimentos e experiências sobre resiliência de espécies em longo prazo usando dados genômicos.

A Sociedade para Biologia Molecular e Evolução é uma organização internacional que tem por objetivo promover os estudos em evolução molecular em todo o mundo. Ao ser realizada na Amazônia, a reunião será uma oportunidade para ampliar as discussões científicas na região por meio da apresentação de trabalhos e estudos de vanguarda da genômica, além de promover a conexão entre pesquisadores de diversas partes do país e do mundo.

Estudiosos do ITV-DS e de universidades como UFPA, USP, UFMG, PUCRS, UFRJ e da Arizona State University, dos Estados Unidos, estarão presentes em painéis, mesas-redondas e palestras durante os dois dias de evento abrindo portas para novas parcerias e projetos de pesquisa. A programação completa pode ser acessada em https://www.smbe-brazil.com/ (em inglês).

O pesquisador líder do projeto Genômica da Biodiversidade Brasileira (GBB) no ITV, Alexandre Aleixo, é um dos painelistas e fala sobre como os estudos de mapeamento genômico podem contribuir para a preservação da natureza. “A conservação da Amazônia é um desafio global que exige soluções inovadoras. A genômica é uma ferramenta poderosa que pode revolucionar a forma como protegemos a biodiversidade. Contribuiremos, por meio da ciência, para salvar espécies e ecossistemas, destaca o pesquisador.”

Guilherme Oliveira, diretor científico do Instituto Tecnológico Vale, destaca a importância do evento para a pesquisa e o desenvolvimento científico na região. “Sediar este encontro da SBME pela primeira vez no Brasil e que coloca a Amazônia no debate científico nacional sobre genômica, para nós, é muito importante. Os estudos genéticos das espécies têm papel promissor na compreensão da biodiversidade amazônica e na busca por soluções para os desafios da sustentabilidade. A troca de conhecimento e experiências sem dúvida, é essencial para o avanço da ciência e, desta forma, a reunião fortalece a comunidade científica da Amazônia, do Brasil e impulsiona a pesquisa em temas cruciais, como a biotecnologia e a conservação ambiental”, conclui o gestor.

Relacionamento com a Imprensa

COMPARTILHAR

guaranyjr

Guarany Jr Prof. de Graduação e Pós de Marketing ,Jornalismo e Propaganda, Jornalista, Comentarista, Consultor, Administrador, Palestrante - Belém - Pará.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo