Proprietários de imóveis de Barcarena e de Abaetetuba são capacitados para oferecer estadia pelo Airbnb
Inscrições são gratuitas e já estão abertas pela loja virtual do Sebrae no Pará; os cursos serão realizados nos dias 30 de setembro e 02 de outubro, respectivamente
O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/PA) e o Airbnb abriram inscrições para a capacitação “Noções básicas de como hospedar no Airbnb – Preparação inicial”, em Barcarena e Abaetetuba, nos dias 30 de setembro e 02 de outubro, respectivamente. As capacitações são gratuitas e são voltadas a proprietários e proprietárias de imóveis que já atuam na plataforma, além de pessoas interessadas em começar a receber hóspedes. Esta serão as primeiras turmas do projeto realizadas fora da capital, Belém.
A iniciativa tem como objetivo qualificar o público na Região Metropolitana de Belém e do entorno para contribuir com o turismo local antes, durante e após a realização da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que será em novembro de 2025, na capital paraense.
Com carga horária de quatro horas, a oficina será ministrada pela líder de comunidade e anfitriã no Airbnb em Belém, Aline Marion. “A forma de apresentar seu espaço é muito importante. A pessoa vai reservar muito com base no que ela visualizar. Então, caprichem para despertar o interesse do hóspede”, sugere.
Até o momento, já foram promovidas oito turmas e cerca de 250 pessoas foram capacitadas, desde o mês de agosto, quando a parceria foi lançada. A colaboração entre Sebrae e Airbnb prevê ações até dezembro de 2025 e a meta é capacitar 3.000 pessoas, em temas como gestão de reservas, qualidade de atendimento na hospedagem e precificação de hospedagem.
“Sabemos que a COP 30 pode abrir diversas oportunidades de negócios não apenas em Belém, mas também em toda a Região Metropolitana e em todo o Estado do Pará. E, nós do Sebrae, estamos atuando na preparação dos empreendedores paraenses para aproveitar essas oportunidades. Essa parceria com o Airbnb vai ao encontro desse propósito”, revela a gerente da Agência Regional do Sebrae no Baixo Tocantins, Marlene Pinto.
“Anfitriões e pessoas interessadas em colocar seus espaços no Airbnb podem aproveitar as capacitações e conhecer os benefícios que a plataforma oferece, tanto para eles, quanto para a economia da região. É uma iniciativa importante na preparação para a COP-30, incluindo o legado que o evento deixará não apenas para Belém, como para todo o Estado”, destaca Aleksandra Ristovic, Gerente de Relações Institucionais e Governamentais do Airbnb no Brasil.
As inscrições para a turma de Barcarena e as próximas turmas de 2024 já estão abertas, gratuitamente, pela loja virtual do Sebrae/PA (pa.loja.sebrae.com.br), com agenda até dezembro, sempre das 18h às 22h. Para participar da turma de Barcarena, os interessados também fazer inscrição presencialmente, na Sala do Empreendedor.
Serviço:
Capacitação: “Noções básicas de como hospedar no Airbnb – Preparação inicial”.
Turma Barcarena: 30 de setembro, das 18h às 22h, na Sala do Empreendedor – Avenida Francisco Vinagre, Quadra: 234 – Lote 06, na Vila dos Cabanos .
Turma Abaetetuba: 02 de outubro, 18h às 22h, na Agência Baixo Tocantins do Sebrae – R. José Latino Lidio da Silva, 1420 – Beirro Santa Rosa.
Por: Ana Tereza/Jornalista