Prêmio Periferia Viva: resultado preliminar é divulgado
Mais de mil iniciativas foram classificadas nesta 2ª edição
A Secretaria Nacional de Periferias, vinculada ao Ministério das Cidades, divulgou nesta terça-feira (24) o resultado preliminar da seleção para a segunda edição do Prêmio Periferia Viva. Nesta edição, o prêmio ampliou seu escopo, contemplando além das Iniciativas Populares, também Iniciativas de Assessoria Técnica e Iniciativas de Entes Públicos Governamentais.
Cada iniciativa foi avaliada por três membros da Comissão Julgadora, composta por técnicos de diversos Ministérios do Governo Federal e pareceristas externos, a partir de critérios como impacto socio-territorial, participação, entre outros.
Como resultado preliminar desse processo seletivo, a Comissão Julgadora da 2ª Edição do Prêmio Periferia Viva decidiu:
- Classificar 955 iniciativas populares, 86 iniciativas de assessorias técnicas e 29 iniciativas de entes públicos governamentais;
- Desclassificar 125 iniciativas populares, 22 iniciativas de assessorias técnicas e 14 iniciativas de entes públicos governamentais.
As iniciativas que desejarem contestar o resultado preliminar podem submeter um recurso, devidamente fundamentado, por meio do formulário específico disponível exclusivamente na Plataforma da 2ª edição do Prêmio Periferia Viva , no período de 25/09 (quarta) a 27/09 (sexta) de 2024.
O Resultado Final será divulgado até o dia 14 de outubro de 2024, com a aplicação das cotas regionais, que objetiva a redução das desigualdades regionais, conforme item 8.11 do edital. Assim, será garantida a premiação de no mínimo:
- 39 iniciativas populares do Nordeste e 21 da região Norte;
- 6 iniciativas de assessorias técnicas do Nordeste e 4 da região Norte.
Essa distribuição regional reafirma o compromisso da Secretaria Nacional de Periferias em promover o desenvolvimento equitativo nas regiões historicamente menos favorecidas, garantindo que os projetos nessas localidades tenham maior representatividade e apoio.
A comissão julgadora divulgará ainda, com o Resultado Final, as iniciativas alinhadas com o tema das emergências climáticas, resiliência e redução de riscos, destacadas entre as iniciativas vencedoras, para receber o selo “Periferia sem Risco”.
Fonte: Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério das Cidades