Suzano participa do Fórum de Belém e destaca a relevância das práticas ambientais, sociais e de governança no ambiente corporativo
O evento foi promovido pela ABRH-Pará e um dos gestores da empresa destacou o papel das lideranças na inserção de pessoas nas iniciativas corporativas.
Durante dois dias, o Fórum de Belém, organizado pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), seções Pará e Amazonas, trouxe à tona a discussão sobre uma temática que já vem sendo aplicada em muitas organizações, o ESG, mas que ainda é desconhecido de muitos. O evento teve como tema “Impactos do ESG nos negócios da Amazônia e do Brasil” e reuniu grandes empresas para mostrar como essas práticas estão sendo realizadas, abrangendo os aspectos social e ambiental e a governança corporativa.
O evento contou com o apoio da Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos sustentáveis, que distribuiu mais de 10 mil copos de papel, incentivando a redução do uso de plástico durante o evento. O público também pode conhecer o trabalho de pequenos empreendedores, expostos na Feira de Economia Circular. Marcaram presença na Feira dois projetos socioambientais apoiados pela empresa na capital paraense: o Eco Vassouras, que transforma garrafas pet que acabariam no lixo, em fonte de renda e ainda contribui para o meio ambiente; e o grupo de Mulheres Empreendedoras, formado por donas de casa de bairros próximos à fábrica da Suzano em Belém. Projetos que fortalecem os laços com a comunidade, gerando emprego e renda, mas, acima de tudo, resgatando a confiança e autoestima das pessoas.
Carmem Barbosa, de 63 anos, moradora das Malvinas, uma comunidade no bairro da Sacramenta, tem experimentado uma nova perspectiva de vida há cerca de um ano desde que a Suzano investiu no trabalho do grupo de Mulheres Empreendedoras. “Muita coisa mudou na minha vida e na vida das meninas que trabalham com a gente. Uma nova visão de mundo, de empreendedorismo, um modo de saber que nós somos capazes, que temos condições de trabalhar, de produzir dentro da nossa área. Nossa autoestima fica lá em cima, saber que acreditaram na gente, que se nós chegamos até aqui, nós podemos chegar mais lá na frente”, afirmou a artesã.
A sustentabilidade faz parte da estratégia de negócios da Suzano, que fomenta a agenda ESG no dia a dia de suas operações, por meio de um conjunto de metas de longo prazo, chamadas de “compromissos para renovar a vida”, que tratam desde o combate à crise climática até a oferta de produtos renováveis, passando pela redução da pobreza e pela conservação da biodiversidade, entre outros objetivos relacionados aos temas ambiental, social e governança. Com a participação e apoio ao evento, a empresa reforça o seu compromisso com a agenda ESG, dentro e fora da organização. “É além da marca, a gente está falando de formação de pessoas para o futuro. A gente está falando de uma empresa em que a base é a sustentabilidade e a vida, a partir da árvore.”, destacou Daniele Rodrigues, coordenadora de Recursos Humanos da Suzano.
Ao longo de 15 horas de programação, o evento contou com mais de 30 palestrantes renomados, que abordaram temas essenciais ao aprimoramento das práticas de ESG no meio empresarial. Entre os palestrantes convidados estava Gustavo Cunha, Gerente de Estratégia e Confiabilidade da Suzano, que participou de uma roda de conversa sobre a importância de colocar as pessoas no centro das iniciativas corporativas e o papel do líder nesse processo.
Gustavo trouxe a sua experiência como gestor para compartilhar sobre a transformação do papel do líder nas organizações. “Quando a gente fala do líder, principalmente dentro da Suzano, é o líder que inspira, que transforma as pessoas, comunica, conecta e capacita gente. O líder está ali para dar suporte ao time, para que cada um faça o seu melhor todo dia, de uma forma que não afete a saúde mental e todos se sintam seguros de trazer sugestões, de realmente ser um agente de mudança dentro da companhia”, explicou Gustavo.
Para Junior Lopes, presidente da ABRH Pará, nem a mais tecnológica das empresas pode existir sem pessoas, sem colaboradores e cada vez mais as empresas despertam para a importância da gestão de pessoas. “Hoje, a gestão de pessoas não é vista como apenas um departamento, mas uma área estratégica que precisa estar ao lado e, às vezes, tendo a mesma discussão para o alcance dos objetivos organizacionais, sentados com a liderança para tomadas as melhores decisões, já que as empresas são feitas de pessoas”.
Sobre a Suzano
A Suzano é a maior produtora mundial de celulose, uma das maiores produtoras de papéis da América Latina, líder no segmento de papel higiênico no Brasil e referência no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras a partir de matéria-prima de fonte renovável. Nossos produtos e soluções estão presentes na vida de mais de 2 bilhões de pessoas, abastecem mais de 100 países e incluem celulose, papéis para imprimir e escrever, papéis para embalagens, copos e canudos, papéis sanitários e produtos absorventes, além de novos bioprodutos desenvolvidos para atender a demanda global. A inovação e a sustentabilidade orientam nosso propósito de “Renovar a vida a partir da árvore” e nosso trabalho no enfrentamento dos desafios da sociedade e do planeta. Com 100 anos de história, temos ações nas bolsas do Brasil (SUZB3) e dos Estados Unidos (SUZ). Saiba mais na página www.suzano.com.br
Fonte: Jambo Comunicação