Mercado

Missão do Sebrae Pará desembarca na Itália levando a arte do grafismo marajoara

Presença através da “Cápsula Marajó” como um dos destaques da Semana de Moda de Milão

Na bagagem, pela primeira vez, o bordado tradicional da Ilha do Marajó no Pará, terá espaço na programação internacional da Semana de Moda de Milão, um dos eventos mais importantes do setor no mundo e que acontece na capital da Lombardia, na Itália, no pedido de 17 e 23 deste mês de setembro.  Com peças que ligam a ancestralidade e o contemporâneo, criadas pela estilista e modelista paraense, Val Valadares representa o nosso Pará através da arte marajoara com estilo artístico da Era pré-colombiana, retratadas através do grafismo das cerâmicas da região do Marajó, entre o século V e VIII d.C.

O desfile, acontecerá hoje, dia 20, no Museo Della Scienza, um dos espaços da Semana de Milão. Val Valadares, com suas peças autorais, fez questão de ligar os dois países “Brasil-Italia”, através de uma homenagem ao padre jesuíta Giovanni Gallo (1927-2003), natural de Turim, que mudou-se do norte da Itália para o Brasil em meados do Sec. XX. O religioso, dedicou sua vida à valorização do povo da Ilha do Marajó, onde viveu por 30 anos. Foi quem descobriu as cerâmicas com grafismos que, posteriormente, viraram inspiração para as bordadeiras locais.

“Ele italiano, eu brasileira, ele católico, eu evangélica. Mesmo assim, vi que temos muito em comum”, disse nossa Estilista, e, foi por isso que ela decidiu homenagear o Padre .Gallo durante o desfile na Itália. “O objetivo desse movimento [‘Cápsula Marajó’] é gerar emprego e renda, exatamente como ela pensava, e o meu trabalho é em memória dele”, complementa Val.

Foto: Divulgação

    A “Cápsula Marajó” apresenta roupas e acessórios de diversas marcas autorais desenvolvidas no Polo de Moda Marajó, uma iniciativa conjunta do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Pará (Sebrae/PA), do Governo do Estado, das Prefeituras de Soure e Cachoeira do Arari, do .Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial m(Senai).

As peças foram confeccionadas em tecidos de alta qualidade, como “o linho e algodão”, e possuem modelagem contemporânea, com poucos cortes, acabamento pemium e botões sustentáveis feitos com sobras de madeiras local, como o pau-brasil.

Além disso, a cor de cada linha da coleção de Val Valadares representa uma ave regional: guará (vermelho), garça (branco), uirapuru (azul), marreca (cru), sururina (amarelo) e bico-chato (verde).

A delegação da missão do Sebrae Pará, conta, além da estilista e modelista, Val Valadares, com a Empreendedora, Consultora e Analista de Negócios do Sebrae, Selma Sousa, da Coollhunter, que estuda e divulga os produtos da Amazônia, Marina Kalif e o Empresário e Conselheiro, representando o Conselho Deliberativo do Sebrae/PA, o Adm. Fábio Lúcio Costa, que fez questão de dar uma palavrinha ao portal, coma entusiasta do empreendedorismo e feliz por estar presente nesse momento histórico: “Ver uma mulher, guerreira, determinada, empreendedora, que começou lá, como podemos dizer: “de baixo” brilhar para o mundo, trazendo nossa história, através de sua arte com a criação de peças lindas para a maior vitrine da moda mundial, vivenciar isso, não tem preço, disse Fábio. “É um sonho, que verdadeiramente sonhado junto, se torna realidade. A querida amiga Val, que acabei de conhecer, carrega nesse sonho todas aquelas e aqueles que compõem, com seu trabalho e suor e muita determinação e resiliência, a força do empreendedorismo. Muito feliz”, finaliza Fábio que há muito milita no associativismo com liderança em algumas entidades de classe. Atualmente, ele, também, ocupa o cargo de Presidente do Conselho Regional de Administração do Pará.

Fonte: Institucional Sebrae no Pará

COMPARTILHAR
Mostrar Mais

guaranyjr

Guarany Jr Prof. de Graduação e Pós de Marketing, Jornalismo e Propaganda, Jornalista, Comentarista, Consultor, Administrador, Palestrante - Belém - Pará - Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo