Mercado
Pequeno Manual Antirracista’ chega aos palcos de Belém
Peça inspirada na obra de Djamila Ribeiro propõe conversa sobre as questões raciais no Brasil. Programação envolve estudantes e sessão aberta ao público.
A peça ‘Pequeno Manual Antirracista’, inspirado na obra da professora e escritora brasileira Djamila Ribeiro, desembarca pela primeira vez em Belém nesta semana para envolver o público em uma conversa sobre diversidade, igualdade e inclusão. O monólogo é encenado pela atriz Luana Xavier e tem o texto e direção de Aldri Anunciação. As apresentações serão no Teatro do SESI e os ingressos estão esgotados.
Na encenação, a professora de ensino médio Bell, vivida por Luana, vê sua aula interrompida quando um protesto misterioso irrompe à frente da escola. Com ministério e humor crítico, a sala de aula rapidamente se transforma em um fórum vivo sobre racismo individual e estrutural brasileiros. Por meio de uma abordagem engajada e informativa, ‘Pequeno Manual Antirracista’ tem o potencial de despertar reflexões e debates sobre questões raciais, contribuindo para a conscientização e a luta contra o racismo na sociedade.
Em Belém – O espetáculo chega à capital paraense para duas sessões. A primeira apresentação ocorrerá no dia 19 de setembro, durante o Papo de Expertise, um evento realizado pelo Teatro do SESI voltado para o intercâmbio entre fazedores de cultura para um debate sobre arte e educação.
A sessão é exclusiva para estudantes e reunirá mais de 400 jovens que cursam o Ensino Médio que, após a peça, participarão de uma roda de bate-papo com a atriz Luana Xavier e com o diretor Aldri Anunciação. A proposta é ampliar as percepções dos alunos das escolas SESI para a questão racial, a diversidade, inclusão e outros fatores que podem ser abordados em provas de processos seletivos e do ENEM 2025.
Já na sexta-feira (20), às 20h, a peça volta a ser encenada para o público em geral. Durante a encenação, o público é sensibilizado para o tema do racismo, que deve ser central nas discussões em todos os espaços, e como ele interfere o cotidiano brasileiro e mundial. Os ingressos estão esgotados.
Artistas – Luana Xavier: mulher, preta, gorda, de axé, neta de Chica Xavier, atriz, apresentadora, roteirista, produtora, assistente social, criadora de conteúdo e ativista antirracista. Luana Xavier participou de produções como Dona Flor e seus dois maridos, Sessão de Terapia, Barba Cabelo e Bigode, dentre muitas outras produções em teatro e audiovisual. Em 2022, foi uma das apresentadoras do Saia justa, o programa mais longevo da TV fechada.
Aldri Anunciação: ator, diretor e dramaturgo baiano. É um dos cinco autores baianos laureados com o primeiro lugar na categoria de obra de ficção no Prêmio Jabuti de Literatura. No cinema e na TV, foi roteirista do longa-metragem ‘Medida Provisória’, dirigido por Lázaro Ramos.
Teve textos encenados no teatro com ‘Namíbia, não!’, ‘O campo de batalha: a fantástica história de interrupção de uma guerra bem-sucedida’, ‘A Mulher do Fundo do Mar’, ‘Pele Negra, Máscaras Brancas’ e mais recentemente o ‘Embarque Imediato’ que trouxe de volta aos palcos baianos o ator Antônio Pitanga aos 80 anos de idade.
Serviço:
Peça ‘Pequeno Manual Antirracista’ chega a Belém para duas apresentações.
Endereço: Av. Almirante Barroso, 2540. Bairro Marco (entrada pela Dr. Freitas).
Fonte: Gerência de Comuniação/Fiepa