Vice-governadora, Hana Ghassan, vistoria obras da Usina da Paz de Marabá
98% dos serviços da Usina da Paz de Marabá já foram executados
A vice-governadora Hana Ghassan, em agenda no município de Marabá, sudeste paraense, nesta sexta-feira, 30, esteve no local que recebe as obras da Usina da Paz em Marabá, região de Integração Carajás. Localizada no complexo Liberdade, entre os bairros Jardim União e Independência, a Usina da Paz de Marabá é um projeto integrado ao programa Territórios Pela Paz (TerPaz) do Governo do Pará, em parceria com a mineradora Vale. Atualmente, está com 98% dos serviços concluídos.
Esta é a 10ª usina a ser entregue pelo Governo do Estado e a 3ª unidade na região Carajás. Os municípios de Parauapebas e Canaã dos Carajás já foram contemplados. Para a vice-governadora, Hana Ghassan, a Usina da Paz é o maior projeto de inclusão social do Brasil.
“São mais de 70 serviços prestados gratuitamente à população, na área da cultura, lazer, esporte, atendimento médico e odontológico. É importante para população que não tem acesso a um equipamento dessa magnitude, que a partir da inauguração terá acesso, com muitos serviços prestados de forma gratuita para população”, lembra a vice-governadora.
Veja no video, o que diz a vice-governadora.
Hana destaca ainda que atualmente há nove unidades da Usina da Paz em funcionamento em todo o estado e estão em construção mais 26 Usinas da Paz no Pará.
“Entendemos que é um projeto de inclusão que muda e dá oportunidade para aqueles que mais precisam. Eu, como mãe e mulher, sei que a gente precisa ter equipamentos que possam resgatar a nossa juventude, ocupá-los e, além disso, são prestados serviços de qualificação para as mulheres. Então é um lugar de oportunidades, por isso esse nome Usina, porque é uma fábrica de oportunidades para aquela população que mais precisa”, frisa a vice-governadora, acrescentando que a Usina da Paz é um projeto para a família como um todo buscar cada vez mais um futuro melhor, citando brinquedoteca, biblioteca, piscina para prática de natação das crianças e também hidroginástica como parte do equipamento.
Mão de obra – Ao todo, 230 pessoas foram empregadas de forma direta durante a execução da obra da Usipaz Marabá, como também o projeto gerou empregos indiretos, priorizando aquisição de mão de obra local e compras de insumos no município de Marabá e região.
A servente Kely Alves de Souza Galvão, de 40 anos, trabalha desde o início da obra da Usina da Paz, além de morar nos arredores da usina, ela enxergou na obra uma oportunidade para subsistência. “Foi muito gratificante chegar até aqui, a obra já está finalizando tudo, têm muitos benefícios e será muito bom para nós que moramos perto, vai servir para mim e também para meus vizinhos. Antes eu estava desempregada, lutei e consegui esse serviço. É gratificante ter uma fonte de renda perto de casa. Estou ansiosa para usar os serviços da Usina da Paz, não somente eu, mas como todos da comunidade”, almeja Kely Alves.
Parceria – “O Estrutura Pará é uma política pública que contribui para a melhoria da qualidade de vida dos paraenses. Por meio deste programa, em parceria com o Governo do Estado, a Vale executa 26 obras atualmente, entre elas a Usina da Paz de Marabá que, com estrutura moderna, levará diversos serviços à população do município. Durante as obras, o projeto já gera oportunidades para a região, como a contratação de fornecedores e profissionais locais”, destaca Ana Caroline Alves, gerente de Relações Governamentais da Vale.
O secretário regional de governo do sul e sudeste do Pará, João Chamon Neto, anseia pela inauguração da Usina da Paz de Marabá. “Festejamos mais uma importante obra do governo do estado. Está em especial é uma ferramenta formidável para assistência social e inclusão, que contemplará além da área da saúde, educação, cultura, esporte e lazer. Com status avançado da obra, acompanhamos hoje a nossa vice-governadora Hana Ghassan para visita a este equipamento que logo, logo estaremos inaugurando. A Usina da Paz de Marabá vai atender de forma digna toda população, contribuindo para minorar os problemas sociais. Parabenizo o governador Helder e Hana, como também todos envolvidos no projeto”, afirma o secretário regional de governo do sul e sudeste do Pará.
Estrutura – São mais de 10 mil metros quadrados de obras, cujo terreno foi doado pela prefeitura de Marabá, que contempla espaços de Oficina, Usina, prédio da Assistência Social, prédio multicultural, teatro, quadra poliesportiva, consultórios odontológicos, piscina semiolímpica, parque para crianças e pets para lazer e academia ao ar livre.
Por Emilly Coelho (CRG)
Fonte: Agência Pará