Cultura

Evento discute os desafios das carreiras jurídicas na Amazônia

A Semana Acadêmica do curso de Direito estimulou a compreensão das particularidades sociogeográficas enfrentadas pelo setor na região

Abordar os desafios e as oportunidades das carreiras jurídicas no contexto amazônico foi o objetivo da Semana Acadêmica do curso de Direito do UNAMA – Centro Universitário da Amazônia, em Santarém, oeste do Pará. Com o tema “Imersão na Amazônia: um diálogo sobre a atuação das carreiras jurídicas na região”, a programação foi formada por palestras e atividades que promoveram a troca de experiências entre estudantes e profissionais da área.

“A semana acadêmica é uma de nossas atividades anuais e visa complementar a formação de nossos estudantes em temáticas jurídicas atuais, as quais vão se deparar quando egressos”, explicou o coordenador do curso de Direito da UNAMA Santarém, Átila Pereira. De acordo com o docente, a discussão sobre a carreira jurídica na Amazônia é essencial, tendo em vista que os desafios existentes demandam abordagens específicas em questões como o crime organizado em áreas de difícil acesso.

“Contextos sociogeográficos, muitas vezes complexos, exigem uma preparação de promotores, advogados e policiais. Essa imersão dos estudantes proporciona uma compreensão aprofundada das práticas jurídicas necessárias para enfrentar as particularidades de nossa região e, assim, promover a justiça de forma eficaz”, apontou o coordenador.

Dentre os convidados para o ciclo de palestras, o juiz da Vara de Execuções Penais da Comarca de Santarém, Flavio Lauande, destacou o quão importante é o estudante de Direito entender o contexto amazônico no qual está inserido. “Isso contribui para a quebra de possíveis preconceitos que o estudante traz previamente quando ingressa na universidade e a compreensão do papel do profissional da área na promoção da sociedade humana”.

Para o acadêmico do 2º semestre do curso de Direito da UNAMA Santarém, Victor Almeida, a troca de experiências com profissionais também é uma oportunidade de construção de networking. “Muitos acadêmicos pensam em prestar concurso e se tornar advogados. Muitas vezes, a troca de informações contribui para quem não tem um profissional da área dentro da família”, pontuou.

A cerimônia de iniciação ao estágio supervisionado dos acadêmicos do 7º semestre, seguida da exposição de trabalhos científicos, encerrou a programação da Semana de Direito. O momento também marcou o início de uma nova etapa no dia a dia dos estudantes, que precisarão aliar o conhecimento teórico à prática jurídica.

Fonte: Ascom/Unama Santarém/Henrique Brito

COMPARTILHAR

guaranyjr

Guarany Jr Prof. de Graduação e Pós de Marketing ,Jornalismo e Propaganda, Jornalista, Comentarista, Consultor, Administrador, Palestrante - Belém - Pará.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo