Ministério das Cidades lança Rede Periferia Viva para fortalecer urbanização de favelas e promover inclusão social
A Rede surge para fortalecer o Programa Periferia Viva, com o objetivo de estabelecer um canal de comunicação e articulação entre os agentes selecionados pelo Novo PAC Seleções
O Ministério das Cidades, por meio da Secretaria Nacional de Periferias (SNP), lança nesta quinta-feira (15) a Rede Periferia Viva, uma nova plataforma de articulação e comunicação que integra o Programa Periferia Viva.
A iniciativa faz parte do programa Periferia Viva e surge para conectar gestores, técnicos e comunidades, com o objetivo de acelerar a urbanização de favelas. Com o apoio de instituições como a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, a Fundação Tide Setúbal, a Universidade das Nações Unidas (UNU-EHS), a Universidade Internacional das Periferias (UNIperiferias), a UNICEF e o WRI Brasil, a rede busca garantir a implementação de projetos eficientes e sustentáveis.
O Programa Periferia Viva, parte do Novo PAC, está transformando a realidade das periferias brasileiras. Ao ampliar a urbanização de favelas e incluir outras políticas públicas que atendam às necessidades locais, o programa garante mais qualidade de vida e oportunidades para milhões de brasileiros. A Rede Periferia Viva, por sua vez, fortalece essa iniciativa, agilizando a execução de projetos e promovendo a articulação e comunicação entre os agentes envolvidos nas operações selecionadas.
A participação na Rede permitirá trocas de experiências, desenvolvimento de capacidades, visibilidade dos projetos e acesso a métodos de monitoramento.
Os principais objetivos da Rede incluem desenvolver e fortalecer capacidades para a elaboração, aprovação e implementação de Planos de Ação alinhados às diretrizes e prazos do Programa; promover trocas de experiências sobre temas abordados pelo Programa; compartilhar documentos de referência e informações relevantes para a implementação do Programa; e apoiar o monitoramento e a avaliação da efetividade das inovações do Programa e do impacto socioterritorial nos territórios periféricos.
Serviço:
Lançamento da Rede Periferia Viva
Data: 15/8 – quinta-feira
Local: Auditório do Edifício Celso Furtado – Brasília
Programação:
10h: Solenidade de lançamento da Rede Periferia Viva
14h: Capacitação de gestores públicos para a elaboração do Plano de Ação Periferia Viva
18h: Encerramento
Fonte: Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério das Cidades