‘Caravana do Asfalto’ em 2024 garante mais vias pavimentadas em seis municípios
Governador Helder Barbalho e a vice-governadora Hana Ghassan autorizaram as obras em São Geraldo do Araguaia, beneficiando municípios das regiões nordeste e sudeste
Durante agenda de trabalho para entrega de obras e serviços nesta quinta-feira (25), o governador do Pará, Helder Barbalho, e a vice-governadora, Hana Ghassan, assinaram as Ordens de Serviço que garantem mais pavimentação asfáltica para Ulianópolis, Dom Eliseu, Paragominas, Aurora do Pará, São Geraldo do Araguaia e Piçarra, municípios das regiões de Integração Rio Capim e Carajás, nordeste e sudeste paraense. A iniciativa integra a quarta etapa do Programa “Asfalto Por Todo o Pará”, que desde 2019 garante mais mobilidade urbana.
“Queria dizer da alegria de iniciar mais uma rodada de pavimentação de ruas. Na parceria com a prefeitura, já fizemos blokret, asfalto, tiramos várias comunidades e bairros da lama no inverno, da poeira no verão, e agora estamos assinando a Ordem de Serviço para mais três quilômetros de ruas que vão ser pavimentadas”, destacou Helder Barbalho, enfatizando a importância do asfaltamento durante a assinatura da Ordem de Serviço em São Geraldo do Araguaia.
Hana Ghassan ressaltou a relevância do “Asfalto Por Todo o Pará” para a melhoria de diversos indicadores dos municípios. “Estamos muito felizes de estar em Ulianópolis iniciando o dia da ‘Caravana do Asfalto’ 2024. São benefícios diretos para a população. Esse é um dos programas mais importantes do governo do Estado, pois traz dignidade, saúde, transporte e segurança pública. É o Governo do Pará presente na vida da população”, reforçou a vice-governadora.
Ulianópolis e Dom Eliseu já foram contemplados com quase 27 quilômetros de asfalto. Moradora de Ulianópolis, a funcionária pública Graciete Marques agradeceu a chegada da pavimentação. “Vai melhorar muito não só para mim, mas para todas as pessoas do bairro. É muita poeira; tem que limpar a casa todos os dias. Mesmo ficando sempre com a porta e a janela fechadas, a poeira entra. No inverno tem a lama; é complicado”, disse Graciete.
Nos municípios, além do asfalto serão executados, por meio da Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), os serviços de terraplanagem, drenagem pluvial; construção de calçada, sarjeta e meio-fio, e sinalização.
Segurança e saúde – Juntos, Paragominas e Aurora do Pará já receberam mais de 35 quilômetros de vias asfaltadas pelo Governo do Pará. A pedagoga Deila Araújo reside há 14 anos na Rua da Paz, no bairro Nova Esperança, incluída no cronograma de asfaltamento em Paragominas.
Veja no video, o que diz o governador.
“Finalmente, o asfalto chegou! Não temos como esconder a satisfação em receber esse benefício. Faltava esse conforto também para as nossas crianças, que gostam de brincar aqui. Em nome do nosso bairro, a gente agradece à vice-governadora Hana por estar nos prestigiando. Era um sonho”, disse Deila Araújo.
Os municípios de São Geraldo do Araguaia e Piçarra avançam para totalizar 21 quilômetros de pavimentação. Morador de Piçarra há 24 anos, Roberto Carlos contou que o asfalto vai trazer melhoria para a saúde dele, da esposa e das duas filhas. “Me sinto feliz, pois vai acabar a poeira e a lama. Quando os carros passam sobe aquela poeira, e à noite não demora a aparecer o problema na garganta, e ficar espirrando em razão da alergia. Com o asfalto vai mudar tudo. É saúde. O povo de Piçarra agradece”, acrescentou o morador.
Dignidade – Esta é a quarta etapa do “Asfalto Por Todo o Pará”, que em 2024 já levou 225 quilômetros de pavimentação para 44 municípios, beneficiando as regiões de Integração Marajó, Rio Capim, Baixo Amazonas, Lago de Tucuruí, Tocantins, Carajás, Araguaia e Guamá.
“É importante frisar que o ‘Asfalto por Todo Pará’ vem trazendo dignidade para a população paraense, valorizando o imóvel, melhorando o transporte, a mobilidade, facilitando às pessoas no seu ir e vir, mas, acima de tudo, dando dignidade. Já entramos em todas as 12 regiões de Integração, e vamos continuar com esse trabalho, agora na quarta etapa do Programa”, garantiu o secretário de Estado de Obras Públicas, Ruy Cabral.
Por Gustavo Pêna (SEOP)
Fonte: Agência Pará