Mercado

Obras garantem melhorias estruturais nos prédios da UEPA em Belém e no interior do Estado

Os serviços executados incluem obras estruturais, parte elétrica, banheiros e drenagem pluvial

Para manter a qualidade das edificações da Universidade do Estado do Pará (Uepa), a Coordenação de Arquitetura e Engenharia (CAE) da instituição, por meio da Pró-Reitoria de Gestão de Planejamento, realiza uma série de obras de manutenção predial em vários espaços da universidade.

Foto: idney Oliveira/Ascom Uepa

Atualmente, os serviços contemplam, em Belém, o Campus III, com obra no ginásio de ginástica, vestiários do parque aquático; o Campus IV, que tem serviços executados na cobertura, revisão da alimentação elétrica da plataforma e dos circuitos de refrigeração do bloco de salas de aula e laboratórios; o Campus V, que terá retirada do vazamento de água potável; Planetário do Pará, que passa por serviços de impermeabilização da calha e de drenagem pluvial.

No município de Paragominas, é realizado o deslocamento da subestação e reforma do telhado da passarela e do laboratório de engenharia florestal. Já no campus de Conceição do Araguaia é feita a manutenção passarela; em Marabá, são executados serviços no sistema elétrico do bloco 2; em São Miguel do Guamá os espaços estão sendo adaptados em prol da acessibilidade; em Santarém, a obra é realizada na sala de dança e nos banheiros; em Redenção os serviços são feitos nas instalações de para-raios e da cobertura da biblioteca e auditório; em Vigia o Estado realiza obra na subestação; em Cametá são executados serviços na estrutura do prédio da incubadora e nas coberturas e instalações elétricas do prédio da coordenação; por fim, em Castanhal, os quadros de energia elétrica e da caixa d’água recebem as obras do governo.

Os recursos para as obras foram obtidos a partir do levantamento das demandas de manutenção predial nos campi. Em 2023, foi realizada uma licitação de Ata de Registro de Preços para manutenção predial, permitindo a execução de vários serviços de engenharia nos campi da universidade por meio de contratos com a empresa vencedora, conforme a previsão orçamentária anual e as necessidades emergenciais. “Este procedimento agiliza o processo de licitação porque contempla, em uma única modalidade, todos os campi da Uepa para os serviços descritos”, destaca Mauro Bevilaqua, titular da CAE.

Foto: idney Oliveira/Ascom Uepa

Mauro também destaca que “os serviços executados nos prédios da Universidade são de manutenção preventiva e corretiva. Neste sentido, contribui para evitar danos em outros componentes construtivos da edificação, bem como garantir um melhor funcionamento e uso dos espaços, tendo em vista os seguintes objetivos: conforto e adequação ambiental, acessibilidade e proteção das pessoas e equipamentos”.

Desta forma, a Uepa reforça o seu compromisso com a preservação e a melhoria de suas instalações por meio de uma gestão eficiente e planejada das obras de manutenção predial, que repercute na qualidade de vida tantos dos estudantes e profissionais que atuam na instituição, como da comunidade em geral, que é atendida em diversos serviços diretos prestados em instalações da universidade.

 

Fonte: Agência Pará

Por Marília Jardim (UEPA)

COMPARTILHAR

guaranyjr

Guarany Jr Prof. de Graduação e Pós de Marketing ,Jornalismo e Propaganda, Jornalista, Comentarista, Consultor, Administrador, Palestrante - Belém - Pará.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo