Parque do Utinga oferta passeios de bike, boia cross, tirolesa, rapel e canoagem no mês de julho
Este mês, o local está aberto ao público de domingo a domingo.
Enquanto outras regiões do país vivem o inverno, no Norte, o calor tem sido intenso. Em Belém, capital paraense, a temperatura média é de 35 graus neste fim de semana, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Para fugir do calor e aproveitar o tempo livre nestas férias escolares, muitas pessoas têm procurado o Parque Estadual do Utinga Camillo Viana.
Este mês, o local está aberto ao público de domingo a domingo, oferecendo passeios de bike, boia cross, tirolesa, rapel e canoagem.
Em dias de semana, mais de 2 mil pessoas passam pelo espaço. Aos finais de semana, o número de visitantes chega a triplicar, muitos buscam o passeio de bike.
Lene Castro é professora, mora em São Paulo e veio passar as férias em Belém. Ela ia só caminhar pelo espaço, mas decidiu se arriscar na tirolesa. “A gente sente uma sensação de borboleta no estômago, por causa da altura e, principalmente, na hora da chegada”, disse.
No rapel, o segredo é ter força nos braços e tranquilidade para descer o pequeno morro de passinho em passinho, sem escorregar. Antes que o descida seja concluída, com a ajuda dos instrutores, é possivel até fazer fotos de braços abertos, apenas com as cordas segurando o corpo para compartilhar nas redes sociais.
Para quem busca um pouco mais de tranquilidade, a recomendação é o boia cross. O passeio é feito em uma boia, que percorre parte do canal Yuna. Este canal é responsável pelo abastecimento de água de 70% da população da Região Metropolitana de Belém e tem águas tranquilas, ambiente propício para a atividade.
“De boa na lagoa, de fato. Maravilha, aproveitando férias e aproveitando o que é de melhor o nosso estado e fica pertinho, não tem tanto custo, aí a gente aproveita”, conta a Merian Gemaque, pedagoga, de cima da boia.
O canal também é usado para a prática de canoagem, inaugurada este mês. A modalidade pode ser feita por qualquer pessoa acima de 8 anos de idade e nem precisa saber remar. Neste caso, o percurso é de 2 quilômetros, incluindo ida e volta.
Todas as atividades são pagas e supervisionadas por condutores de aventura. Eles passam por um treinamento que dura 6 meses. “O treinamento envolve primeiros socorros, manejo e contenção de ofídios, resgate e uma parte de sobrevivência na selva”, diz Jefferson Azevedo, um dos condutores de turismo de aventura do local.
Serviço:
Parque Estadual do Utinga Camillo Viana – Av. João Paulo II, S/N – Curió-Utinga, Belém. Horário de Funcionamento: 6h às 17h. Atividades de aventura: 8h às 16h30.
Fonte: G1 Pará