Em Salinópolis, Escola Estadual Dom Bosco terá obras de reestruturação pelo Governo do Estado
A obra, esperada há décadas, vai proporcionar um ambiente adequado à aprendizagem para mais de mil estudantes do ensino fundamental e médio
A reestruturação da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dom Bosco, no município de Salinópolis, nordeste paraense, foi autorizada neste sábado (13) com a assinatura da Ordem de Serviço (OS), para garantir um ambiente adequado e seguro aos estudantes e demais membros da comunidade escolar. Mais de R$ 1,9 milhão serão investidos na obra, que vai beneficiar cerca de 1.100 estudantes nos turnos da manhã e à tarde.
“Hoje é um dia importantíssimo. Estamos em um sábado de muito trabalho em Salinópolis, assinando Ordem de Serviço para obras na Escola Dom Bosco”, disse a vice-governadora do Estado, Hana Ghassan, que está no município cumprindo agenda de trabalho.
Segundo o secretário-adjunto de Planejamento e Finanças da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Patrick Tranjan, o compromisso do Governo com a educação garante bons resultados.
Investimento no futuro – “O Estado tem trabalhado dia e noite para mudar a realidade das escolas, da educação. A gente tem os órgãos administrativos, o órgão central, tem nossos dirigentes, e há um trabalho de muita gente para essas coisas aqui acontecerem. A escola necessita de condições para trabalhar. Hoje, a gente está falando sobre uma obra que é importantíssima, esperada há 54 anos. Mas não é apenas a estrutura física que faz a mágica do aprendizado acontecer em sala de aula. A gente pode ter a escola mais bonita, com a melhor infraestrutura, mas se a gente não tiver os alunos e os professores na sala de aula nada disso tem sentido. E tudo que é feito é pensando nos estudantes, para que eles possam aprender mais, ter mais oportunidades e um futuro melhor”, disse Patrick Tranjan.
Sobre os vários investimentos já feitos na rede pública estadual de educação, o secretário-adjunto disse que “nesse um ano e meio foram feitos diversos investimentos na educação paraense. Posso citar o aumento de mais de 300% nos repasses para merenda escolar nos municípios, aumento de quase 200% nos repasses para o transporte escolar, além da criação do Programa Dinheiro na Escola Paraense. Transferir dinheiro para a escola é um voto de confiança de que, tendo autonomia pedagógica e financeira, as escolas são capazes de cuidar da própria gestão”.
Aprovação – Estudante do 1º ano do ensino médio, Gustavo Oliveira declarou que, assim como seus colegas, está feliz com as obras que vão melhorar a escola. “Agora, com a assinatura para começar essa obra, eu vejo como algo muito importante porque vamos ter uma escola com estrutura adequada, qualidade pros alunos e professores. Estamos muito felizes”, afirmou.
Sara Cristina Coimbra, do 2º ano do ensino médio, foi uma das vencedoras do concurso “Cores do Futuro”, promovido pela Seduc em 2023. Animada com a notícia da reconstrução, Sara fez questão de levar o livro com seu desenho para o evento, e ganhou a assinatura da vice-governadora Hana Ghassan.
Segundo a estudante, “foi muito emocionante saber que a escola vai ser reconstruída, e eu ainda consegui a assinatura da vice-governadora Hana no livro. A gente estava esperando a reforma já tem um bom tempo, e agora a gente vai receber mais qualidade na educação, um espaço novo. Vai ser muito bom”.
Ex-estudante da Escola Estadual Dom Bosco, a secretária de Estado das Mulheres, Ana Paula Gomes, também ressaltou a importância do momento. “A Escola Estadual Dom Bosco já vem sendo assistida, e com essa Ordem de Serviço a gente dá um passo muito grande para realizar a reconstrução da escola. O governo do Estado está presente em Salinas, na vida da nossa população, na educação, na habitação e em vários aspectos e segmentos. A gente só agradece”, concluiu a titular da Semu.
Texto: Fernanda Cavalcante – Ascom/Seduc
Fonte: Agência Pará