São Félix do Xingu comemora a entrega da ponte do Rio Fresco
Quem festejou a inauguração da ponte Francisco Torres de Paula, no último final de semana, pelo governador Hélder Barbalho, foi o motorista Márcio de Sena, que pela primeira vez, pode cruzar o rio Fresco, com seu caminhão, sem precisar esperar por uma balsa e ter que pagar pela travessia. “Nos últimos 30 anos, não teve uma obra tão importante quanto essa ponte. Hoje o primeiro impacto é na mobilidade e depois no tempo, no custo do transporte. Já aconteceu de eu esperar duas horas e meia para atravessar o rio. Agora estamos em um novo cenário e contamos isso com alegria”, disse.
“Esta ponte é um marco, um novo capítulo que se abre para São Félix do Xingu. Ela nos conecta, fortalece nossa economia, facilita a vida de quem depende dessa travessia para trabalhar, estudar, cuidar de suas famílias. Mas, acima de tudo, ela nos enche de esperança e de confiança em um futuro melhor”, disse a publicitária Conceição Martins.
Com 480 metros de extensão, a grandiosa estrutura tem no total 11 vãos, sendo nove de 40 metros de largura e dois centrais de navegação com 60 metros de largura e 14 metros de altura. A ponte é do tipo mista, construída em metal e concreto, com duas pistas de rolamento, duas faixas de pedestres e iluminação pública 100% LED.
“Toda a população dessa região sonhou junto com a gente ter essa ponte sobre o Rio Fresco. Os moradores da Taboca, do Nereu, do Sudoeste, de tantas comunidades que por muito tempo esperaram ver e viver esta realidade, agora não dependeram mais de balsa para atravessar o rio. Isso, a partir de hoje, fica no passado, porque ninguém vai pagar mais nada para atravessar o Rio Fresco”, arrematou o governador Helder Barbalho.
Fonte: Secom