Helder fala sobre a Ponte do Rio Fresco, entregue pelo Estado, que reforça a integração na região da PA-279
Em São Félix do Xingu, estrutura tem 11 vãos, sendo nove de 40 metros de largura e dois centrais de navegação com 60 metros de largura e 14 metros de altura
Iniciando um novo capítulo da história da mobilidade urbana paraense, e marcando a vida de todos os moradores da cidade de São Félix do Xingu e da região ao PA-279, no sul paraense, o governador, Helder Barbalho, entregou a ponte sobre o Rio Fresco.
Batizada de “Ponte Francisco Torres de Paula”, a estrutura de 480m² é a primeira construção deste tipo a ser erguida na localidade, garantindo segurança, dignidade e agilidade para o escoamento da produção local.
“Toda a população dessa região sonhou junto com a gente ter essa ponte sobre o Rio Fresco. Os moradores da Taboca, do Nereu, do Sudoeste, de tantas comunidades que por muito tempo esperaram ver e viver esta realidade, agora não dependeram mais de balsa para atravessar o rio. Isso, a partir de hoje, fica no passado, porque ninguém vai pagar mais nada para atravessar o Rio Fresco”, reforça Helder Barbalho. Veja, no vídeo, o que diz Helder.
Seu Raimundo Ferreira de Souza Mendes, morador da cidade há 16 anos, relembrou que a realidade não mudou muito de quando ele chegou no município. “Antes, a gente tinha que pagar para fazer essa travessia. Eu fiz uma promessa de me ajoelhar e agradecer pelo dia que essa ponte chegasse. Eu pensei: que o governador faça essa ponte, e ele fez! A ponte tá lá e eu atravessei ela sem pagar nada”, disse.
A ponte sobre o Rio Fresco tem 11 vãos, sendo nove de 40 metros de largura e dois centrais de navegação com 60 metros de largura e 14 metros de altura. A estrutura é do tipo mista, construída em metal e concreto, com duas pistas de rolamento, duas faixas de pedestres e iluminação pública 100% LED.