Aplicativo Saúde Belém Digital deve alcançar mais de 600 mil usuários da rede pública de saúde no município
Democratizar o acesso à saúde, conforme orientações previstas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), facilitando consultas médicas diretamente pelo celular. Esse é objetivo do aplicativo Saúde Belém Digital apresentado pela Prefeitura de Belém nesta quarta-feira, 03, no auditório do Palácio Antônio Lemos. A nova ferramenta foi apresentada pelo prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues; secretário Municipal de Saúde, Pedro Anaisse, e pelo diretor-executivo da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp), Roberto Barreto.
O aplicativo é uma revolução no atendimento médico oferecido pelo serviço público e Belém é a primeira cidade brasileira a utilizar uma ferramenta como essa. O aplicativo foi desenvolvido em uma parceria entre a Fadesp e a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da Companhia de Tecnologia e Informação de Belém (Cinbesa).
O aplicativo estará disponível nas lojas de aplicativos ou acessado pelo QR code distribuído em pontos estratégicos da cidade. Além disso, os Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) distribuirão cartões com orientações detalhadas para o uso do aplicativo.
Saúde digital
O médico consultor do Fadesp, Felipe Toledo Rocha, aponta o salto tecnológico e inédito no quesito facilidade no atendimento médico à população que Belém alcança com essa iniciativa. “Este é um projeto inédito. Eu arrisco falar que é o maior projeto de saúde digital em execução no país. Pelo aplicativo, estarão médicos pediatras e clínicos gerais disponíveis 24 horas por dia, sete dias por semana. Então, por exemplo, uma mãe com o filho com febre, às três da manhã, é só pegar o aplicativo, acessar e conversar com o pediatra. Outros profissionais multidisciplinares, como psicólogos, nutricionistas e educadores físicos vão estar em horário comercial, de 7h às 19h, durante a semana, para orientar as condutas de saúde”, explica.
O aplicativo disponibiliza atendimento imediato e acesso à plataforma “Saúde na Palma da Mão”, onde os usuários poderão consultar, de forma rápida e prática, toda a trajetória dentro das unidades básicas de saúde da capital, incluindo a visualização de prontuários, análises clínicas, dispensação de medicamentos e outros procedimentos. “Essa interoperabilidade dos dados é garantida pela Cinbesa”, explica o diretor-presidente da Companhia, Antônio Paracampo.
“A Cinbesa sustenta uma base de dados do e-Sus e RBE, que cuida da média e da alta complexidade. A partir de uma aplicação de interoperabilidade de dados, toda a equipe médica poderá acessar um prontuário único, garantindo segurança de dados a todos, e que eles possam acessar todos os dados do paciente numa plataforma única. O que garante a correção, a celeridade do atendimento e segurança por parte do médico e do paciente”, aponta o diretor.
Rapidez no atendimento
A estimativa é que o aplicativo Saúde Belém Digital resolva aproximadamente 60% das demandas de saúde, otimizando a rede pública e garantindo cuidados adequados e oportunos, aponta o secretário Municipal de Saúde, Pedro Anaisse.
“O aplicativo Saúde Belém Digital vem complementar a oferta de serviço da atenção primária. Já temos hoje cerca de 600 mil pessoas cadastradas no nosso sistema de registro do e-SUS. Estamos com 1.700 agentes comunitários fazendo busca ativa e recepcionando a população que não está vinculada a essas equipes”, explica o secretário.
Para acessar o aplicativo a população precisa estar cadastrada e fazer parte do cadastro das Unidades Básicas de Saúde ou junto aos Agentes Comunitários de Saúde para integrar o sistema. O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, garante ainda que a população não precisará ter créditos para acessar o aplicativo.
“Belém Saúde Digital é Belém inovando no uso das tecnologias, para garantir o acesso democrático de todos os cidadãos. O mais importante: o cidadão humilde que não tem crédito no celular, não precisa se preocupar, porque nós pagaremos através do SUS e as pessoas terão acesso livre para receber a consulta e cuidar do doente da família”, garante o prefeito.