Governo entrega 19ª Agência Transfusional do Hemopa em Bragança
A nova unidade transfusional está equipada com tecnologia de ponta para o armazenamento e distribuição de bolsas de sangue
O município de Bragança, no nordeste paraense, recebeu a 19ª Agência Transfusional (AT) da Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa). A entrega foi feita pelo governador do Pará, Helder Barbalho, nesta quarta-feira (03). A nova unidade de transfusão sanguínea irá garantir o fornecimento seguro e adequado de sangue aos três hospitais do município, além dos hospitais de Augusto Corrêa e Viseu.
Durante o evento, o governador Helder Barbalho destacou que esta entrega é um compromisso de governo para atender à população com excelência.
“A partir de hoje, Bragança tem uma Agência Transfusional do Hemopa, não precisa mais se deslocar para outros municípios porque tem aqui a oferta sanguínea, dando acesso e o devido tratamento de saúde de qualidade a todos”, destacou o governador.
O presidente do Hemopa, Paulo Bezerra, reafirmou a importante melhoria na gestão da distribuição do sangue no Estado. “O Hemopa fortalece a descentralização dos serviços prestados à população, promovendo mais equidade e acessibilidade. As Agências Transfusionais garantem acesso rápido, seguro e de qualidade, representando um compromisso com a saúde pública e o bem-estar dos cidadãos, essenciais para salvar vidas através da transfusão sanguínea”, destacou o gestor.
A nova unidade transfusional está equipada com tecnologia de ponta para o armazenamento e distribuição de bolsas de sangue, incluindo câmaras de conservação especializadas, capela de fluxo laminar, aglutinoscópio, entre outros recursos essenciais.
A dona de casa Maria Angela Baena, moradora de Bragança, também compartilhou sua perspectiva. “É uma grande conquista para nossa cidade ter um serviço como este à disposição. Em situações de emergência, contar com uma unidade tão bem equipada pode fazer toda a diferença na vida dos moradores”, disse.
As ATs destacam-se como uma iniciativa que visa a descentralização dos serviços da Hemorrede do Estado. De 2019, a novembro de 2023, foram entregues as Agências Transfusionais do Hospital Municipal de Uruará, Hospital Municipal de Jacareacanga, Hospital Municipal de Santarém, Hospital Materno Infantil de Marabá, Hospital Regional Público de Itaituba, Hospital Geral de Altamira, Hospital Estadual Público Galileu, Hospital Regional Abelardo Santos, no Hospital Municipal Silas Freitas, em Mãe do Rio, do Hospital Regional de Castanhal, do Hospital de Urgência e Emergência Augusto Chaves Rodrigues, em Marituba, as de São Félix do Xingu e de Tucumã e a de Tomé-Açu.
Por Aline Seabra (HEMOPA)
Fonte: Agência Pará