Prefeitura de Belém entrega ao bairro Castanheira a Casa de Saúde da Família Mestre Alarino
Moradores e moradoras do bairro do Castanheira comemoram a nova Casa de Saúde da Família Mestre Alarino, entregue nesta quarta-feira, 3, pelo prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues. A unidade passa a contar com equipe do Programa Família Mais Saudável, formada por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) e equipe para atendimento bucal.
O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, junto a Maria Sousa Lima, 86 anos, aposentada e viúva do mestre Alarino, que dá nome à Casa Família, emocionados inaguraram o espaço.
“Estou na inauguração de uma Casa de Saúde do Programa Família Nais Saudável. A casa homenageia um grande mestre da cultura popular, o Metre Alarino, que morou por muitas décadas aqui no Castanheira. Que bom que a comunidade resolveu homenagear o Mestre Alarino”, destacou Edmilson Rodrigues. “Eu parabenizo o povo de Belém e do Castanheira e a Secretaria Municipal de Saúde por ter garantindo mais essa conquista, no Programa Saúde da Família. A família mais saudável crescendo e garantindo o acesso democrático de todos e todas ao Sistema Único de Saúde”, enfatizou o prefeito.
A população do bairro e das proximidades passa a utilizar um espaço totalmente reformado com adaptação do imóvel, incluindo a revitalização da calçada, com acessibilidade, renovação da fachada, manutenção da cobertura e forro, climatização de todos os espaços, pintura dos banheiros e cozinha. E ainda o paisagismo com pintura artística e jardinagem, adequação das salas necessárias à disponibilização dos serviços de saúde, novos móveis e serviço de internet. Toda a reforma foi realizada com recursos próprios da Secretaria.
A expectativa é que sejam cadastradas 7.000 pessoas na Unidade.
Vitória do povo
A Casa Saúde da Família é uma demanda apresentada pelos moradores nas plenárias do Fórum de Participação Cidadã Tá Selado, do qual a pedagoga e moradora do bairro, Jeruza Honorato, 47 anos, participou. Ela foi uma das pessoas que solicitaram a Casa Família.
“Essa é uma luta de muito tempo da comunidade. Quando teve a oportunidade de participar do Tá Selado, lutou por uma Casa Saúde aqui no Castanheira. A comunidade tinha que procurar a Unidade de Saúde do Castanheira que fica do outro lado e foi observada a dificuldade de acesso. Foi uma luta e conquista dos conselheiros do Tá Selado para que pudessem implantar essa unidade de saúde aqui no bairro. É uma vitória muito grande pra comunidade”, ressaltou Jeruza.
Para a técnica de enfermagem Ivone Canciô, 57 anos, a unidade de saúde traz alívio para a comunidade que antes precisava se deslocar para outras espaços, “pra gente era um sonho que agora foi realizado na nossa comunidade. Era o que mais a gente esperava porque a gente ia para outro lado do bairro. Agora nós temos o privilégio de ter uma unidade bem pertinho de nós, isso é gratificante para as nossas vidas. A gente só tem a agradecer à Prefeitura de Belém. É uma vitória pra cidade”, agradeceu Ivone.
Comunidade atendida
A comunidade do bairro Catanheira celebrou a Casa Saúde que ajudará no atendimento da atenção basica à saúde. A dona de casa Rosane de Cássia Silva Rodrigues, 60 anos, mora no bairro há 38 anos e durante esse período ela não observou nenhuma reforma. “A gente esperava há muito tempo. Eu sou diabética e tenho problema de pressão. E agora com essa unidade tá melhor porque vamos ter onde verificar glicose e a pressão. Foi excelente essa nova casa chegou na hora certa”, disse Rosane
“Eu achei ótimo, principalmente pra nós aqui da rua. Quando chega uma coisa no bairro, a gente tem que comemorar”, disse a aposentada Antônia de Almeida Reis, 80 anos.
Homenagem
O nome do novo espaço de saúde do bairro Castanheira foi escolhido pela comunidade, que decidiu homenagear Alarino dos Santos Lima, o Mestre Alarino, fundador do Boi-Bumbá Caprichoso, manifestação da cultura popular que desde os anos 1950 anima as festas juninas do bairro. Mestre Alarino nasceu no distrito de Mosqueiro, onde criou o Boi-Bumbá, e trouxe a tradição para o bairro Castanheira quando se mudou para Belém. O mestre da cultura popular faleceu em 2020, aos 93 anos.
Na inauguração, o Boi-Bumbá fez a festa com moradores e moradoras da área.
O filho do Mestre Alarino, Joaquim Sousa Lima, 72 anos, agradeceu a homenagem ao pai: “Eu quero agradecer muito ao prefeito de dar o nome do meu pai e da família a esse posto que vai atender a toda a comunidade do Castanheira. Agradeço muito em nome da família e que a gente continue trabalhando em prol do povo paraense”.