Prefeitura de Belém celebra três anos do Núcleo de Arte, Cultura e Educação
O Núcleo de Arte, Cultura e Educação (Nace) da Secretaria Municipal de Educação (Semec) tem programação especial de aniversário nos dias 19 e 21 de junho
O Núcleo de Arte, Cultura e Educação (Nace) da Secretaria Municipal de Educação (Semec) tem programação especial de aniversário nos dias 19 e 21 de junho, a partir de 8h30, no Palacete Pinho, sede do Nace e da Escola Municipal de Artes de Belém (Emab).
São três anos de atividades que valorizam a diversidade das nossas manifestações artísticas, mas, sobretudo, asseguram a democratização e o acesso à cultura. O evento vai contar com as presenças do prefeito Edmilson Rodrigues e da secretária municipal de Educação, Araceli Lemos.
A agenda comemorativa vai ter a participação de 250 estudantes da rede municipal de ensino e de mais 75 da modalidade de Educação de Jovens, Adultos e Idosos (Ejai), abrangendo a faixa etária de 4 a 80 anos, portanto.
O dia 19 será dedicado à mini mostra de cinema para as crianças das escolas Maria Auxiliadora, anexo Santo Agostinho e Padre Leandro, com sessões que começam às 8h30 e seguem até 21h.
Programação – No dia 21, tem mais cinema, música, dança e apresentação de vídeos produzidos pelos profissionais do Nace. E a partir de 19h, será o lançamento do livro “Decolonização do Ensino das Artes”, com autores e representantes das bibliotecas públicas de Belém. A publicação, organizada pelas várias mãos dos profissionais do Nace, são relatos de pesquisa e de práticas pedagógicas e artísticas observadas no espaço escolar das unidades de ensino municipais e do próprio núcleo.
“ A ideia de produzir o livro surgiu após um curso de formação para educadores em artes, seguindo o que prevê a Lei Nº 11.645, que determina a obrigatoriedade do ensino sobre história e cultura afro-brasileira e indígena nas escolas da rede municipal de Educação de Belém”, explica a coordenadora do Nace, Marta Ferreira, ao apresentar a programação comemorativa do Núcleo.
Para Marta Ferreira, os três anos de atividades do Nace representam uma vitória para os fazedores de arte, cultura e educação, “é fundamental ao garantir às trabalhadoras e aos trabalhadores o direito à cultura em todas as suas formas”, completa a coordenadora do Nace. A festa de aniversário encerra com apresentação de pocket show com Pio Lobato e com o grupo performático do Nace.
Programação do dia 19/06 (quarta-feira)
Local: Cine Dira Paes/Palacete Pinho
Horário: 9h às 21h30
9h e 11h30 – EMEI Maria Auxiliadora – 70 crianças de 4 a 5 anos e mais 13 adultos.
Filmes: “Turma da Pororoca em Allegro Pero No Mucho”, de Cássio Tavernard;
“Turma da Pororoca em O Rapto do Peixe-Boi”, de Cássio Tavernard e Rodrigo Aben-Athar.
14h30 e 17h – EMEF Anexo Santo Agostinho – 73 estudantes de 9 a 12 anos e mais 10 adultos.
Filme: “Ainbo, a Guerreira da Amazônia”, de Richard Claus.
20h e 21h30 – EMEF Padre Leandro Pinheiro e mais 75 estudantes da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (Ejai).
Filme: “Uma História de Amor e Fúria”, de Luiz Bolognesi e Jean de Moura.
Programação do dia 21/06 (sexta-feira)
Local: Cine Dira Paes/Palacete Pinho
Horário: 17h às 21h30.
17h30h às 18h – Crianças convidadas da comunidade.
18h30 – Vídeos produzidos pelo Nace.
Local: Palco Deck/Palacete Pinho
18h30 – Abertura do Evento e apresentação de música com estudantes das escolas Theodor Badotti, Ida de Oliveira e Solerno Moreira.
19h – Lançamento do livro “Decolonização do Ensino das Artes”, com autores e representantes das bibliotecas públicas de Belém.
19h30 às 20h30 – Saudações aos presentes;
Marta Ferreira, coordenadora do Nace/Emab
Araceli Lemos, Secretária Municipal de Educação
Edmilson Rodrigues – prefeito de Belém.
20h30 às 20h45 – pocket show com Andréa Pinheiro;
20h45 às 21h30 – pocket show do grupo performático do Nace.
Fonte: Agência Belém
Texto por Silvia Sales