Casa das Artes oferece Workshop sobre Processos Colaborativos em Arte
As inscrições poderão ser feitas de modo online, de 3 a 11 de junho, e serão oferecidas 20 vagas
A Coordenação de Artes Visuais e Audiovisual (CAAV) da FCP (Fundação Cultural do Pará) vai realizar o workshop “Outros Mundos Possíveis: Processos Colaborativos em Arte”, que será conduzido pela instrutora Renata Aguiar, doutoranda em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e artista atuante na região amazônica desde 2007. A atividade faz parte do Projeto Minilab, cuja proposta é compartilhar com a comunidade sobre os projetos de pesquisa que foram resultado do Prêmio FCP.
O período de pré-inscrição para o workshop vai de 3 a 11 de junho, e as inscrições poderão ser realizadas neste link. Já o curso será realizado no dia 15 de junho, das 8h às 12h e das 13h às 17h, totalizando uma carga horária de 8 horas. Serão oferecidas 20 vagas, e as aulas serão realizadas na Casa das Artes.
Os participantes pré-inscritos receberão uma mensagem via WhatsApp no dia 12 de junho, às 18h, informando se foram ou não selecionados para o evento. Os selecionados terão 24 horas para confirmar sua presença. Caso contrário, suas vagas serão destinadas a outros pré-inscritos que não foram inicialmente selecionados.
Destinado a artistas, estudantes de arte e pessoas interessadas a partir de 18 anos, o workshop oferece uma imersão na produção poética em arte contemporânea. Focando em métodos participativos e colaborativos, o curso envolve comunidades, mobilizações e coletivos, destacando ações locais, regionais, nacionais e internacionais.
O conteúdo programático inclui: definições e indefinições de arte colaborativa e/ou participativa; estética relacional e a dimensão coletiva da arte e mundos possíveis: artistas, coletivos e coletividades na arte contemporânea.
Renata Aguiar, instrutora do workshop, explica que a ideia desse laboratório de processos colaborativos em arte é percorrer histórica e teoricamente trabalhos de artistas e coletivos de arte que tem na mobilização do público e no fazer colaborativo seu objetivo principal, percebendo os processos e a relação e encontro do ser humano consigo mesmo e com o outro como o lugar da arte.
“A pessoa participante desse laboratório será convidada para um percurso historiográfico a partir principalmente da exposição de artistas e trabalhos em arte que apresentam, local ou mundialmente, a prática de processos colaborativos em arte. No final do dia uma roda de conversa será proposta, um desafio será lançado e as forças do acaso convocadas a nos acompanhar”, detalha a instrutora.
A instrutora do curso, nasceu em Urucará, Amazonas, e atualmente reside no Pará. Além de ser doutoranda em Artes Visuais, é mestre em Artes pela Universidade Federal do Pará, fotógrafa atuante na região amazônica desde 2007, e professora de Arte na Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI) da Casa Escola da Pesca/Funbosque na Ilha de Caratateua.
Serviço:
Local: Casa das Artes
Endereço: Rua Dom Alberto Gaudêncio Ramos, 236 (ao lado da Basílica de Nazaré)
Período de Inscrição: De 3 (às 16h) a 11 de junho (às 18h)
Data e hora da Realização: 15 de junho, das 8h às 12h e das 13h às 17h
Link para Inscrição: https://bit.ly/arte-engajamento
Fonte: Agência Pará
Por Helena Saria (FCP)