Acordo entre Prefeitura e ONU acelera a Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável em Belém
A Prefeitura de Belém e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD/Brasil) assinaram nesta sexta-feira, 24, no Palácio Antônio Lemos, acordo para acelerar o plano de implementação da Agenda 2030 na cidade, criado pela ONU, para acelerar o desenvolvimento territorial e as políticas climáticas na capital paraense.
O documento assinado formaliza a parceria para que o PNUD forneça apoio técnico em eventos e formações para servidores e membros do Fórum Municipal de Mudanças Climáticas (FMMCB), criado para fortalecer políticas de desenvolvimento sustentável e preparar Belém para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-30), em 2025.
“O programa cria todas as condições para o planejamento do desenvolvimento na perspectiva da sustentabilidade. Eles têm desenvolvido métodos importantes no mundo inteiro e estão agora de forma concreta e objetiva participando com os seus técnicos para nos ajudar a produzir um plano sobre mudanças climáticas”, explicou sobre a participação do PNUD em Belém, o prefeito Edmilson Rodrigues. “ Teremos essa parceria fortalecendo o desenvolvimento de Belém na construção de políticas inovadoras no ponto de vista tecnológico, da bioeconomia, sociais e ambientais”, completou o prefeito.
A Agenda 2030 é composta por 17 temas, entre eles a erradicação da pobreza, educação de qualidade, redução das desigualdades, vida terrestre, água potável e saneamento, entre outros. Esse acordo é o primeiro passo de uma colaboração que pode ser intensificada por meio de projetos a serem construídos conjuntamente, visando ao fortalecimento institucional da Prefeitura de Belém e à realização de ações de desenvolvimento territorial sustentável.
Segundo a líder da área de Desenvolvimento Territorial e Cooperação Descentralizada do PNUD/Brasil, Ieva Lazareviciute, o programa vai prestar uma assessoria técnica à Prefeitura sobre desenvolvimento sustentável a partir dessa parceria estabelecida.“Estamos trazendo para Belém toda uma rede de conhecimento e boas práticas globais para realizarmos um trabalho em conjunto sobre a Agenda 2030, que é um acordo global promovido pela ano para o desenvolvimento sustentável”, explicou Ieva.