Mercado

Deputados da CATIC recebem representantes da Fiepa

Na reunião da Comissão de Agricultura, Terras, Indústria, Comércio e Serviços (CATIC) desta terça-feira (21), os deputados receberam os representantes da diretoria da Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA). Os visitantes que reforçaram o convite a todos os parlamentares para a abertura da 16ª Feira da Indústria do Pará (FIPA).

Foto: Balthazar Costa (AID/ALEPA)

O presidente da Fiepa, Alex Carvalho, falou sobre as perspectivas com a realização da FIPA, nesta quarta-feira (22), e com a COP 30 no próximo ano. Segundo ele, o Pará ocupa hoje a 10ª posição no ranking do PIB nacional. O Estado possui 9,9 mil indústrias em atividade, que geram 214,4 mil empregos diretos. Esses postos de trabalho representam 16,8% dos empregos formais no território paraense.

“A indústria paraense é responsável por 46,37% do que é produzido na Amazônia”, destacou Alex Carvalho, presidente da Fiepa. “Por outro lado, 70% da nossa produção industrial ainda é extrativista, o que aponta um caminho ainda muito longo e difícil de convencer o País a investir, em iguais condições, para que tenhamos um alcance do mercado nacional e internacional. Com isso, teremos resultados muito favoráveis”, avalia.

Foto Balthazar Costa (AID/ALEPA)
 


Com o tema “Negócios e Sustentabilidade na Amazônia”, a XVI Feira da Indústria do Pará (Fipa) oferecerá uma programação diversa e com acesso gratuito ao público, que poderá conhecer as ações de sustentabilidade social e ambiental do setor, além de iniciativas de inovação e tecnologia. Serão 70 estandes, com 90 expositores de pequenas, médias e grandes indústrias.

O evento ocorrerá de 22 a 25 de maio, no Hangar Centro de Convenções da Amazônia, em Belém (PA), e incluirá apresentações culturais, encontros técnicos, palestras, fóruns, rodadas de negócios, premiações, torneios de inovação e soluções tecnológicas. Realizado pela Fiepa há 30 anos, com edições a cada dois anos, a Fipa é o maior evento do setor na Amazônia. Para 2024, a expectativa é receber na Feira pelo menos 20 mil visitantes.
 
Além da apresentação da Fiepa, os deputados da Comissão aprovaram dois Projetos de Lei: o PL 482/2023, de autoria do deputado Rogério Barra, que proíbe aos postos de combustíveis a exposição aos consumidores de valores promocionais vinculados a programas de fidelidade em maior escala e tamanho do que os valores reais dos produtos.
 
O segundo PL, número 781/2023, do deputado Fábio Freitas, obriga bares, lanchonetes, restaurantes e congêneres a informar aos consumidores, nos cardápios físicos ou digitais, quais alimentos têm lactose, glúten e frutos do mar.
 
Participaram da reunião os deputados Fábio Freitas, Iran Lima, Dirceu Ten Caten e Eraldo Pimenta.
 
Fonte: ADI/Alepa/Por  Dina Santos – AID – Comunicação Social e Edição: Natália Mello – AID – Comunicação Social
COMPARTILHAR

guaranyjr

Guarany Jr Prof. de Graduação e Pós de Marketing, Jornalismo e Propaganda, Jornalista, Comentarista, Consultor, Administrador, Palestrante - Belém - Pará - Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo