Moradores do Tapanã já na expectativa de conclusão das obras de pavimentação da Presidente Gaspar Dutra
Com um investimento de mais de um milhão e meio de reais, a urbanização da rua Presidente Gaspar Dutra vai mudar a vida das pessoas no bairro do Tapanã. A dona de casa Walmira Borges, de 63 anos, moradora da rua há mais de 50 anos, afirma que, agora, a comunidade vai finalmente parar de andar na lama. “Eu moro aqui há mais de 50 anos e nunca chegou nem perto de ter esse movimento aqui. Por isso, a gente já tá ansioso para ver essa obra pronta e viver numa rua asfaltada e não precisar trocar de sapato para sair de casa quando chover”, relata.
A animação de Walmira se dá por causa do andamento das obras na rua, que está com a drenagem profunda e serviços complementares, como meio fio, sarjeta e calçada. Agora, os moradores aguardam pela próxima etapa, que corresponde à terraplenagem – técnica construtiva que visa aplainar e aterrer um terreno – e pavimentação.
“Quando as chuvas diminuírem, vamos iniciar a etapa de terraplenagem para, posteriormente, iniciar a pavimentação asfáltica. A nossa previsão de entrega da primeira parte já será para o mês que vem”, explica o engenheiro do departamento de Obras Viárias da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), Gleidson Barbosa.
Asfaltamento – Em visita à Gaspar Dutra nesta terça-feira, 14, para verificação do andamento da obra, o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, informa que a urbanização da rua – de quase 2 Km (quilômetros) – representa uma vitória para quem vive no Tapanã. Segundo ele, pelo que observou durante a visita, não há dúvida de que até o início do segundo semestre o asfaltamento da via esteja concluído.
“A Presidente Gaspar Dutra é uma via importante para o Tapanã e há anos espera por uma urbanização com drenagem e pavimentação. O problema de alagamento na áre vai acabar, porque em mais de um quilômetro da rua já foi feita a drenadgem profunda e a pavimentação já vai iniciar. Isso vai dar muita dignidade aos moradores, porque é uma via que liga avenidas importantes da área, melhorando a vida das pessoas e o trânsito na área”, garante o prefeito.
Ver a rua asfaltada e sem acúmulo de água quando chove intensamente em Belém é o desejo de Eliete Cardoso, de 61 anos, moradora da Gaspar Dutra há mais de 30 anos. “Ontem mesmo eu saí para ir à igreja e fiquei atolada na lama. Mas agora é diferente, porque com essa obra a gente sabe que essa lama vai acabar. Antes, ninguém fazia nada por nós, mas, agora, a gente tá vendo que finalmente vai chegar o asfalto”, comemora a moradora.