Ministério das Cidades participa do encerramento da 4ª Jornada de Inovação Cidades que Transformam
Na ocasião, será realizado o anúncio da equipe que será contemplada com consultoria especializada adicional para acompanhar a implementação da solução desenvolvida ao longo da Jornada.
Na próxima segunda-feira (20), representantes do Ministério das Cidades participarão da 4ª Jornada de Inovação Cidades que Transformam: Gestão sustentável de resíduos sólidos urbanos, fruto da parceria entre a Escola Nacional de Administração Pública (Enap), o Projeto ANDUS e a Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso), que está chegando ao fim. O evento está marcado para acontecer às 14h, online com transmissão ao vivo no canal de YouTube da Enap.
A ação conta com a participação direta da Secretaria Nacional de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental, além da Secretaria Nacional de Periferias.
O encontro será um momento de celebração e premiação das cinco equipes municipais que participaram da Jornada – Campo Grande (MS), Consórcio Público de Manejo de Resíduos Sólidos do Sertão do Inhamuns (CE), Francisco Morato (SP), Pedra Branca do Amapari (AP) e Santiago (RS).
Além disso, também será realizado o anúncio da equipe que será contemplada com consultoria especializada adicional para acompanhar a implementação da solução desenvolvida ao longo da Jornada.
Jornada de Inovação
Ao longo da 4ª Jornada de Inovação, que teve início em agosto de 2023, as cinco equipes municipais participaram de atividades colaborativas e de aprendizagem e contaram com o apoio de um time remoto de facilitadores, especialistas e profissionais do setor para desenvolver soluções locais que contribuíssem para a gestão sustentável de resíduos sólidos urbanos. As equipes também receberam apoio técnico e metodológico da Enap, do projeto ANDUS, do Ministério das Cidades, do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima e de demais instituições parceiras.
O desenvolvimento das soluções seguiu em três abordagens complementares e interdependentes: combate à mudança do clima, promoção da coleta seletiva e da inclusão social, e fortalecimento da gestão regionalizada. Para isso, foram realizadas atividades organizadas em cinco etapas: Entendimento e enquadramento do problema; Campo; Ideação; Prototipagem; e Viabilização da solução.
Realização A 4ª edição do programa “Cidades que Transformam” é uma iniciativa da Escola Nacional de Administração Pública (Enap) em parceria com o projeto ANDUS e a Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso). O projeto ANDUS é uma cooperação técnica executada pelos Ministérios das Cidades e do Meio Ambiente e Mudança do Clima, em parceria com o Ministério Federal da Economia e Ação Climática (BMWK) da Alemanha, como parte da Iniciativa Internacional para o Clima (IKI). A jornada é implementada pela Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH no contexto da Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento.
*Com informações do Portal Andus
Fonte: Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério das Cidades